CAMINHADA ALERTA PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

GRÁFICO ABUSO SEXUAL DV

A administração municipal e a Secretaria de Assistência Social de Dois Vizinhos, através do CREAS, convidam instituições sociais, ONG`s e toda a população para uma caminhada alertando para a necessidade do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O ato será realizado no dia 18 de maio (quarta-feira) e sairá às 8h00min da concentração que será em frente ao Supermercado Amigão e tem como destino a Igreja Imaculada Conceição onde haverá o pronunciamento das autoridades e apresentações artísticas.
O evento faz alusão ao Dia Nacional de Combate a esta forma de violência, segundo o que ressaltou o organizador da campanha e Coordenador do CREAS, o Psicólogo Thiago Dambros. “Estamos trabalhando para convocar e sensibilizar a sociedade para que se envolvam nesta causa. Os números em Dois Vizinhos e em todo o país são alarmantes e queremos mudar essa realidade”.
Segundo a avaliação do CREAS, a sociedade ainda encara o tema como um tabu e precisa se envolver mais para ajudar crianças que venham a passar por essa situação. “O abuso sexual pode provocar consequências desastrosas para as crianças. O necessário é a prevenção, mas depois do ato acontecido, nós temos uma rede de proteção para acompanhar essa criança”, diz o coordenador.
Segundo a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Marinez Romacini, a caminhada é importante para conscientizar as pessoas para que denunciem aqueles que cometem abuso sexual. “É importante para marcar e para mostrar à população que essa proteção não é só de determinadas instâncias e sim de toda sociedade”, diz.
De acordo com dados fornecidos pelo CREAS de Dois Vizinhos nos últimos anos o número de denúncias teve um crescimento considerável, o que indica que as pessoas estão mais conscientes e buscando ajuda. (Confira dados na imagem).