XIII Conferência Municipal de Assistência Social – Assistência Social, direito do povo com financiamento público e controle social.
quinta, 29 de agosto de 2019

Mesmo contrariando o executivo federal que não aceitou a responsabilidade de realizar a Conferência de Assistência Social, o município de Dois Vizinhos através do Conselho de Assistência Social e da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (29), a XIII Conferência Municipal cujo tema proposto pelo Conselho Nacional: "Assistência Social, Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social"

A palestra do período da manhã foi dinamizada pelas Assistentes Sociais Rosi Godois e Sônia Mari Ramos, a Presidente do Conselho, Karina da Costa Filipiak fez a abertura recordando a trajetória desta política pública, dos avanços e da necessidade de constante monitoramento e aperfeiçoamento da mesma.

As palestras fizeram um resgate histórico da Política de Assistência Social a nível nacional e, uma contextualização de ela se desenvolveu a nível local. Apresentaram a linha do tempo da legislação, o cofinanciamento desta política pública, demonstrando que a maior parte é assumida pelo município. Também falaram do Controle social e de como a participação foi uma construção coletiva de diversos atores sociais que na Constituição Federal de 88 garantiram o exercício de cidadania e a inclusão desta política de direitos do cidadão.

O gestor da pasta, Claudiovani Corrêa enalteceu avanços desta política pública e manifestou profunda preocupação com congelamento dos orçamentos da Saúde e Educação, e concluiu expressando a necessidade do trabalho em rede com as outras políticas públicas e que estes espaços são principalmente para reflexão.

Na parte da tarde os trabalhos de grupos levantam propostas a nível local, estadual e nacional. Também será eleita nova composição do Conselho de Assistência Social e eleição de delegados para participação da etapa estadual.