Banner 02

29 de janeiro: dia mundial de combate à HANSENÍASE

Conhecida vulgarmente como lepra, a hanseníase ou Mal de Hansen, é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento de pacientes, devido às deformidades que causava. Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro).

O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

As pessoas podem ter:
Dores locais: nas articulações, no pé ou nos olhos
Na pele: bolha, erupções, nódulos, pequena saliência, perda de cor, vermelhidão ou úlceras
Sensorial: formigamento, redução na sensação de tato ou perda da sensação de temperatura
Também é comum: deformidade física, irritação nos olhos, lesões nos nervos, perda de peso ou dificuldade em levantar o pé.

Se você apresenta algum sintoma desses, procure uma das nossas unidades de saúde