Publicado em

CAPTAÇÃO DE ÁGUA NOS RESERVATÓRIOS DE DOIS VIZINHOS É CONSIDERADA RAZOÁVEL PELA SANEPAR

DSC00716 (Small)

Imagens da central de captação de água de Dois Vizinhos próximo ao antigo horto municipal e Rio Dois Vizinhos

Segundo dados fornecidos por Celso Arizi, engenheiro e responsável pelo escritório regional da Sanepar em Francisco Beltrão, o qual comporta as demandas de Dois Vizinhos, o município ainda não corre o risco de sofrer desabastecimento ou racionamento de água devido a falta de chuvas dos últimos meses. Embora o consumo tenha aumentando bastante recentemente, as duas estações de captação continuam em níveis reazoáveis. Porém é necessário haver redução de consumo pela população em geral.

Na última terça-feira 11, o consumo total de água registrado pela Sanepar  em DV foi de 250 mil litros de água por hora, cerca de 5 milhões e 800 mil litros por dia. O pico máximo registrado foi nesse mesmo mês de fevereiro chegou a 6 milhões e 300 mil litros de água/dia. Estimativas dão conta de que o aumento do consumo está em 500 mil litros de água ao dia, 10% a mais do habitual.

DSC00727 (Small)

Ponte próxima ao bairro São Francisco Xavier

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de DV Hélio Capelesso disse que a situação já é preocupante, principalmente para os agricultores que visualizam  nas nascentes a escassez  de água que começa  a aparecer. Para ele, é imprescindível que todos, na cidade e no interior tenham responsabilidade ao utilizar a água para que não haja a necessidade de passar pela situação de racionamento. Servidores da prefeitura acompanham a situação de perto para dar, principalmente aos moradores do campo, todo o suporte que for necessário.

FALTA DE ÁGUA – Em função das altas temperaturas, o consumo de água tratada aumentou significativamente em todo o Paraná, neste verão. Em Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Guarapuava e Assis Chateaubriand, foi necessário implantar o rodízio no abastecimento. As cidades foram divididas em grupos. Nenhum grupo fica mais de 24 horas sem receber água. Ou seja, estão ficando com as torneiras secas apenas os clientes que não possuem reserva domiciliar com capacidade para suprir as necessidades básicas pelo período do rodízio, e se não houver chuva em breve, a situação poderá ser agravada.

CAIXA-D’ÁGUA DEVE ATENDER NECESSIDADE DE CONSUMO POR 24H

A Sanepar recomenda que os moradores verifiquem se há caixa-d’água instalada no imóvel e se a capacidade é compatível com o consumo da família. Em pesquisa realizada pela Sanepar com os clientes de todo o Estado, 20,6% dos entrevistados disseram que não possuem caixa-d’água, imprescindível para garantir a água no imóvel durante os períodos de interrupção do fornecimento na rede pública. As entrevistas foram realizadas em janeiro, pelo Instituto Paraná Pesquisas. Informações dão conta de que um reservatório domiciliar de água pode ser suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas por aproximadamente 24 horas.

DICAS DE ECONOMIA DE ÁGUA

Contribua para economia de água com atitudes simples, mas que podem fazer a diferença como, por exemplo:

Feche a torneira
Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo. Isso evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados.

Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem aproximadamente 70 litros de água.
Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Evite deixar a torneira aberta.

Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água da mangueira para “varrer”a sujeira.
Diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga.
Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.
Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.

Use baldes, e não a mangueira, para lavar o carro. Seu automóvel fica limpo e a economia pode chegar a 300 litros de água.

Fazendo a barba
Não faça a barba com a torneira aberta o tempo todo. Use a água somente para molhar e enxaguar o rosto.
Lavar as mãos com a torneira aberta o tempo todo causa um grande desperdício. Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada.

A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.
Ao lavar a louça, encha a cuba de água e deixe-a fechada. Evite deixar a torneira aberta, enxágue a louça toda ao final da lavagem. Assim, o gasto de água é bem menor.