Banner 01 Banner 02 Banner 03 Banner 04

ALERTA AS PAIS – Mais de 500 crianças ainda não receberam a vacina da gripe.

Crianças entre seis meses a menores de cinco anos fazem parte do público com direito à vacinação gratuita contra a gripe. No entanto, elas são as menos vacinadas: apenas 34,9% delas receberam a imunização, informa o Ministério da Saúde. Em Dois Vizinhos a Secretaria de Saúde do Município também faz um alerta, pois ainda faltam 27% desse público: “As crianças são o público alvo com menor procura pela vacinação, elas não chegam aos postos sozinhos, então precisamos do engajamento dos pais, a campanha inclusive foi prorrogada para atender essa demanda”. Reforça Claudete Meurer, do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

A campanha contra a gripe só ocorre uma vez por ano, geralmente antes do inverno. De acordo com a infectologista Júlia Herkenhoff Carijó, do Hospital Copa D’Or (RJ), as vacinas são a medida de saúde pública mais bem-sucedida da história da medicina. “Se aplicarmos as recomendadas no calendário vacinal em 4 milhões de crianças, por exemplo, estima-se que poderemos prevenir 20 milhões de doenças e 42 mil mortes ao longo da vida destas pessoas vacinadas. Caso deixemos de vaciná-las, por outro lado, há um risco – não apenas individual, como também para a sociedade – de que doenças infecciosas, , sejam reintroduzidas”. ressalta

Por isso, mais do que uma escolha pessoal ou familiar, vale ressaltar, a opção de não vacinar um filho traz consequências para a população como um todo. Quando você não vacina o seu filho, está sendo irresponsável com o coletivo.