Previsão do Tempo
°max. °min.

Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos

Publicado em ,

ARQUITETA APRESENTA ESTUDOS PRELIMINARES PARA CONSTRUÇÃO DA UPA

jornaisEsteve visitando o município e reunida com o Prefeito Raul Isotton, secretários e diretores, Ana Carolina Potier Mendes, arquiteta da MEP Arquitetura de Londrina, empresa vencedora da licitação que  tem a responsabilidade pela elaboração do Projeto Arquitetônico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será construída em DV.

Ela veio com a intenção de colocar ao prefeito e secretários os estudos preliminares da confecção do projeto pela MEP, além de coletar dados específicos para dar sequencia as plantas.

Segundo a arquiteta  após discussão com profissionais da área da saúde e autoridades, já se tem informações suficientes para estruturar bases do projeto por setores como hidrossanitário, elétrico, gases medicinais e proteção contra incêndio.

Um dos pontos mais discutidos foi à questão da localização. A princípio, o local previsto para a edificação seria em anexo ao Hospital Pro Vida, mas devido à logística e aos custos, haverá a necessidade de alteração de local para o Bairro Sagrada Família.

A área fica próxima ao CMEI Sagrada Família. Construída nessa região a UPA atenderá melhor a população, pois o transito de veículos é melhor, facilitando os acessos, principalmente de ambulâncias. “De um ponto de vista estrutural, o terreno é mais plano, facilitando a elaboração das plantas e principalmente da obra que deverá acontecer na sequência. Considero que essa mudança de localização será muito positiva para o andamento do processo e vem a agregar na qualidade do ambiente que será disponibilizado a população,” comentou Ana Carolina.

jornais2

A arquiteta também falou que a empresa, a qual representa, possui ampla experiência em elaboração de projetos específicos de UPAs e que já foram inúmeros finalizados com êxito em todo o Brasil, e principalmente no Paraná. Ela citou exemplos de projetos arquitetônicos elaborados pela MEP em municípios como Guarapuava, que já está ativada, Paranavaí, Cianorte, Umuarama, Maringá, Londrina – 2 Unidades entre outros.

Para Ana Carolina, a complexidade de projetos como esse, gira em torno principalmente de questões como fluxo, pois pacientes com maior nível de gravidade, que chegam a unidade através de ambulâncias, necessitam de privacidade total, não sendo recomendável contato com pacientes laboratoriais, por exemplo.

Estiveram presentes na reunião, além da arquiteta e do Prefeito, secretários como de Governo Sérgio Marchese, de Administração e Finanças Marcia Besson Frigoto, de Saúde Claudiovane Correia, de Planejamento Mauri Ferreira dos Santos além de Diretores de departamentos.

 A unidade que será construída em Dois Vizinhos é o que o Ministério da Saúde chama de UPA Porte 1, direcionada a municípios na faixa de 50 a 100 mil habitantes. A unidade terá de 5 a 8 leitos e vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.

A verba destinada a projeto e construção é de R$ 2,2 milhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo