Avenida Rio Grande do Sul deve ganhar nova arborização

FOTO LEGENDA Parte dos participantes do encontroA Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Dois Vizinhos, acadêmicos do curso de Engenharia Florestal, professores da UTFPR-DV e comerciantes da avenida Rio Grande do Sul discutiram propostas de arborização ambientalmente adequada para a Avenida. O encontro foi na quarta-feira, 28, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e foi coordenado pelos professores Flavia e Eleandro Brun, com avaliação das propostas por Mauri Ferreira dos Santos e Clair Antonelo – representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Nadir Perondi – representando o setor Comercial e Fernando Godoy – representando os profissionais liberais.

Foram apresentadas 05 propostas para arborização parcial da Avenida Rio Grande do Sul, a partir de pesquisas de opinião dos comerciantes e pedestres referentes a atual arborização com fícus e futura arborização, contemplando espécies nativas, objetivando melhorias na ecologia urbana.

Para os professores Flávia e Eleandro é necessária a substituição do atual fícus, por se tratar de espécie exótica com raízes agressivas ao sistema hidráulico subterrâneo da cidade.

Na avaliação de Mauri e Clair as propostas de arborização apresentadas foram excelentes e ricas em detalhes que beneficiam a natureza, o comerciante, o pedestre e a cidade. Para Nadir e Fernando os trabalhos são de grande importância, pois aproximam a Universidade e a população, melhorando a qualidade ambiental e deixando a cidade mais bonita.

A etapa seguinte será a  escolha ou junção de propostas, aprovação do projeto pelo Departamento de Gestão Urbana da Prefeitura e planejamento para futura implantação.