Publicado em

Caravana de técnicos e produtores do Norte do País conhecem inovações da pecuária leiteira em DV

Tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares e ao mesmo tempo capacita profissionais do meio rural, esse é o “Balde Cheio”, um projeto inovador que começou a ser implantado em 2009 em alguns Estados brasileiros, entre eles o Paraná. Na região sudoeste, o município de Dois Vizinhos está entre os mais bens sucedidos no desenvolvimento do projeto. O Balde Cheio já tem feito a diferença na vida e na propriedade de muitos agricultores. Tamanho é o sucesso no município, que uma equipe de aproximadamente 15 pessoas (produtores e técnicos) vinda dos Estados de Amazonas e Roraima esteve em DV, especificamente na propriedade do Senhor Gilmar Mascarelo, na manhã da última sexta 21 de março, para conhecer a forma como esse sistema é desenvolvido na prática.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural Hélio Capelesso, essa parceria entre Prefeitura Municipal, empresa Cooperideal e produtores rurais, é de suma importância para o desenvolvimento da produção leiteira no município. “A boa vontade dos produtores rurais, com a ajuda do município, faz toda diferença no resultado final da produção e chama tanto a atenção do setor, que essa caravana do Norte do país veio conhecer de perto como tudo funciona. Para o nosso município, é uma grande satisfação recebê-los e trocar experiências sobre a produção pecuária leiteira,” finalizou.

Para o Engenheiro Agrônomo Juliano Fábris, produtores de leite dos Estados de Amazonas e Roraima já haviam visualizado os bons resultados da produção de leite no Sudoeste do Paraná, inclusive de Dois Vizinhos, através de fotos e vídeos, porém o conhecimento de perto, na prática, fará muita diferença para o aperfeiçoamento das técnicas de manejo com os animais naquela região.

O coordenador técnico da Cooperideal Marcelo de Rezende disse que os resultados concretos do trabalho que foi desenvolvido em DV com suporte da Prefeitura Municipal são extremamente positivos. É importante capacitar os técnicos para que eles possam levar conhecimento até os produtores e essa visita é parte desse treinamento. “ Técnicos agrícolas e produtores vêm até locais onde o Balde Cheio está dando certo para entender a essência do projeto, entender o papel de cada ator do programa, inclusive do parceiro local. No caso dos Estados do Norte a parceria é desenvolvida pelo SEBRAE,” comentou.

Segundo o produtor rural do Amazonas Aldrin Santos Silva, a realidade daquele Estado é muito diferente do Sul, principalmente porque lá existe grande extensão de terra e pouca tecnologia para desenvolver qualquer tipo de cultura e produção. “Ficamos impressionados com a capacidade dos envolvidos nesse projeto de conseguir muita produção em pouco espaço, e tentaremos desenvolver lá, trabalho semelhante ao daqui,   Um dos pontos positivos da região Norte do País é o clima tropical que possibilitará produzir alimentação necessária aos animais durante o ano todo, enquanto que aqui no Sul, é necessário armazenar alimentação dos bovinos para o inverno,” concluiu.

Os visitantes também visitaram o município de Cascavel e retornaram aos seus Estados de origem no último final de semana.