Banner 01 Banner 02 Banner 03 Banner 04

Combate aos focos de Aedes Aegypti

Vigilância Sanitária de Dois Vizinhos intensifica combate aos focos de Aedes Aegypti

Quem não cuidar do imóvel poderá ser multado

30 01 2017 - Aedes - Desleixo vai doer no bolso

A Vigilância Sanitária de Dois Vizinhos está notificando proprietários de imóveis que estejam com focos de criação de larvas do mosquito Aedes Aegypti. Depois de notificado, um segundo alerta poderá ser dado, caso o proprietário não tome providências imediatas. Se mesmo assim nada for feito, uma multa, inicialmente no valor de referência de cinco UFM (Unidade Fiscal do Munícipio), que no total chega a R$ 1.386,00.

O endurecimento  na responsabilização aos criadores de focos segue o Código de Saúde do Paraná e a lei municipal 1566/2010. Segundo o diretor do Departamento, Cleverson Alécio da Silva, o município já fez inúmeros arrastões e campanhas de conscientização ao longo dos últimos anos, e agora chegou a hora de responsabilizar quem não tem “atitude de combate” ao mosquito.

Segundo ele, por mais que a Prefeitura tenha feito, bem como pela preocupação da maioria da população, ainda há uma parcela que não colabora. A ordem é que antes que uma nova epidemia seja deflagrada e faça doer na saúde de muitos, se faça doer no bolso de quem está criando o mosquito, mesmo depois de tantos alertas. “Parece que é só assim, mexendo no bolso, que alguns vão entender a responsabilidade que todos devem ter. O mosquito transmite doenças que podem matar. Não podemos ser omissos. O que será dos que já tiveram a doença, caso ocorra uma segunda epidemia?”, diz Cleverson, que assumiu o Departamento de Vigilância Sanitária na nova gestão municipal e pede o apoio e compreensão de lideranças e da comunidade, e principalmente a ação da população na vigilância do imóvel.