Banner DV

Cultura inicia cursos e agenda eventos que agradam a população

Cultura inicia cursos e agenda eventos que agradam a população. O Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Dois Vizinhos, representada pelo seu diretor Drayton Diefenbach esclarece que, assim como os demais setores da administração municipal, também tem enfrentado problemas na condução do departamento pela questão financeira. No entanto, este problema em partes, não tem sido um entrave para a realização de projetos culturais. Parcerias com entidades e cooperativas são possibilidades de sustentação e viabilização de projetos. “Esta será a tônica do Departamento de Cultura, pois através de parcerias abre-se um horizonte cultural. Na mesma linha de estratégia horizontal, as oficinas oferecidas pelo departamento buscam atender a diversidade cultural.” Destaca.

Ao chegar ao Centro Cultural Arte e Vida é possível se visualizar pessoas de todas as idades estudando dança, música e teatro. Depois de uma agenda significativa de eventos e espetáculos desde o início do ano, a Cultura abre o mês de março com cursos nas mais variadas áreas das artes, professores especializados e a grande procura da população que entende a importância desse setor para o desenvolvimento de uma sociedade com olhar e opinião mais críticos.
O convite foi feito a comunidade, principalmente nas escolas públicas, e a demanda é tamanha, que no momento só existem vagas para o curso de canto. As aulas de teatro estão sendo ministradas pelo professor Ivan Luvison que tem extensa vivencia nessa área. Na dança, três professores se alternam em ballet clássico com a professora Lilian Carla Pinzon, e em street dance e jazz com os professores Gabriela Luz e Cleiton Martins. No canto e coral, a professora Deise Bertoncello, divide toda sua experiência musical com alunos que aprendem na prática e na teoria como colocar a voz e cantar solo ou em grupo. Também está fazendo parte do quadro, Ivan Luvison Filho que desde o início do ano letivo está atuando como contador de histórias nas escolas com o intuito de incentivar a leitura, e segundo professores e coordenadores, as crianças estão adorando.
Para os interessados em fazer o curso de canto e coral, as vagas estão à disposição e informações podem ser obtidas no Departamento de Cultura com sede no Centro Cultural Arte e Vida.
Agenda de Shows
Alguns shows e espetáculos já estão confirmados pelo Diretor de Cultura. Para o dia 11 a partir das 14:00, está programada uma oficina de bonecos, destinada a professores da rede municipal de ensino. A oficina será realizada pela equipe de profissionais do Grupo Almazén Teatro de Bonecos de Curitiba/Pr, e terá como tema ” O boneco como tema de inclusão”. O objetivo do evento é promover a experimentação das várias técnicas utilizadas no teatro de bonecos: Luva (fantoche), marionete (bonecos de fio), vara e silhuetas de sombras, visando a sua utilização no contexto social, descobrindo novos brinquedos que colaborem para o encantamento do cotidiano e da possível melhoria da qualidade de vida. As inscrições estão abertas até o dia 06, no Arte e Vida.
No dia 27 de abril, acontece em uma parceria da Cultura com o Rotary Clube Integração, a apresentação da Orquestra de Viola Caipira. Um espetáculo que deverá atrair grande público.
Ainda para o dia 18 de maio, acontece o concerto com Quarteto Iguaçu, que traz para Dois Vizinhos, obras de compositores de diversos estilos, priorizando a proposta de levar a boa música a todas as salas de espetáculos em qualquer lugar que se apresente. E no dia 15 de junho, acontece o teatro “Os fabulosos”, que encantará crianças, jovens e adultos.
Segundo Diefenbach, o tema que conduzirá e será a bússola da Cultura neste ano é o “SerPaz”, o Serviço pela Paz. “O objetivo maior é o educar para a resolução de conflitos sem violência. Este tema é latente e poderá suscitar diversos debates e um re-descobrir de subjetividades que se opõe a violência que não é apenas física, mas que é, também, verbal, é de gênero, de cor, de credo, dentre outras.” Finaliza.