Previsão do Tempo
°max. °min.

Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos

Publicado em ,

Dois Vizinhos e o Dia Mundial da Água

21 03 2017 fonte de água gruta Parque Lago DouradoA prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, Através da Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos PEDEM SUA ATENÇÃO PARA ÁGUA:

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março. Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano. Em Genebra, Suíça, em 22 de março, Dia Mundial da Água. No ano 2016, o tema escolhido para celebrar a data é Água e Empregos: Investir em Água, é investir em Empregos. Em 2017, as discussões serão sobre água residual (com especial foco no reuso de efluentes industriais). E em 2018, as discussões serão em torno das “Soluções Naturais para a Água”.

No Paraná, somos ricos em recursos hídricos, tendo o exemplo do Rio Iguaçu e Rio Paraná.

Em Dois Vizinhos, somos agraciados por Deus e pela natureza com muita água, temos os rios Dois Vizinhos, Jirau, Chopim, Iguaçu, entre outros corpos receptores (Lago Dourado, Lago da Paz , córrego Água Turva, córrego da Santina, rio Lageado, rio Jaracatiá, rio Erveira, etc).

A gestão integrada dos recursos hídricos requer que esse recurso natural seja sistematicamente acompanhado tanto em termos de quantidade quanto em qualidade. A qualidade da água é requisito básico para seu adequado uso em diversas finalidades. Também na solução de conflitos entre os diversos usos da água são necessários sistemas de monitoramento quantitativo e qualitativo que forneçam subsídios para a tomada de decisões.

Veja o que diz a Declaração Universal dos Diretos da Água e o que tem a ver com VOCÊ!

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Pontos a destacar:

 

A água é formada pela união de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio -  H2O;

Não há vida sem água. Os recursos hídricos são finitos, por isso é necessário conservá-los e controla-los;

A água não tem fronteira por isso é um problema humano. A água é uma herança comum a todos os seres vivos do planeta;

A terra é chamada de planeta azul -  sua maior parte é formada por água, aproximadamente 70%. Sendo 97% Água salgada e apenas 3% água doce;

A água é considerada como solvente universal, pois tem capacidade de dissolver grande quantidade de substâncias;

A atividade e o desenvolvimento da humanidade afetam a qualidade e a distribuição das águas no planeta;

Na época medieval já se utilizava a força da água para mover máquinas simples, como moinhos, serras, etc.;

Na idade Moderna começaram aparecer às colônias industriais acionadas por energia hidráulica;

Atualmente, em nível mundial, o maior consumo de água ocorre na agricultura (70%), seguida pela agroindústria (22%), pelo uso domestico (5%); e pecuária (3%);

A informação sobre a importância da água deve chegar a todos os níveis da sociedade.

 

Você Sabia que?

- Mais de 1,4 bilhão de pessoas no mundo vivem sem acesso a água potável;

-  As previsões apontam que o número de pessoas que vivem em países submetidos a grande pressão sobre os recursos hídricos salte dos atuais 700 milhões para 3 bilhões até 2025;

- O Brasil possui um dos patrimônios hídricos mais importantes do planeta e pelo país circulam 12% da água doce superficial do mundo;

- O Brasil detém 60% da bacia Amazônica, por onde escoa cerca de um quinto do volume de água doce do mundo;

- A região Amazônica detém 73,6% dos recursos hídricos superficiais nacionais e apenas 5% da população brasileira;  

- A insegurança da água e as alterações climáticas ameaçam aumentar até 2080, de 75 milhões para 125 milhões o número de pessoas subnutridas em todo o mundo.

Então você é parte da água – ajude a conservá-la!

 

Texto edição: Clair Antonelo

Texto Revisão: Márcio Shikasho, Jonata Santin, Mariza Silvestro e  Cleiton Basso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Topo