Dois Vizinhos lançou programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro.

Genir Baldo e funcionários, com o Prefeito Raul Isotton e o Secretário Hélio Capelesso

Uma solenidade na propriedade do Senhor Gelmir Baldo, na Comunidade de Colônia Nova, marcou  o lançamento oficial do Programa de Melhoramento Genético do Gado Leiteiro, através da inseminação artificial. Com a presença do Prefeito Raul Isotton, o Secretário de Desenvolvimento Rural Hélio Capelesso, representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural, Emater e outras organizações da área, as lideranças destacaram a importância do programa para o setor leiteiro de Dois Vizinhos, já que o município é um dos principais produtores do interior do Paraná. “O programa é de suma importância para o melhoramento genético do rebanho das propriedades do município, e com algumas inovações também, incluindo o fortalecimento da questão sanitária dos animais”, destacou o Secretário Hélio Capelesso. Segundo dados do DERAL (Departamento de Economia Rural), Dois Vizinhos produz cento e dois mil litros de leite por dia, totalizando trinta e seis milhões e setecentos mil litros por ano. O Objetivo do programa é aumentar ainda mais esse número, garantindo maiores ganhos para o produtor e para o município.

Entenda como funciona o programa

A busca pela evolução genética do gado leiteiro no Paraná iniciou no final da década de 80, quando o Governo do Estado criou o Programa de Melhoramento Genético, com o objetivo de aumentar a produtividade individual do gado leiteiro e incrementar a renda das famílias no campo. Em Dois Vizinhos, através de parceria com o governo, o programa iniciou em 1988. O atual programa foi regulamentado pela lei 1771/2013 e  evoluiu em relação aos anteriores, trabalhando com uma organização mais apurada, visando não só garantir a eficiência das ações, mas também focando a sanidade animal. O novo programa disponibiliza sêmen adquirido de empresas com sistema nacional e internacional de avaliação de touros como critério de garantia da qualidade e constante evolução genética, sendo quatro touros da raça holandesa, quatro da raça Jersey, um da raça GIR Leiteiro e um da raça Pardo Suíço. Foram criados três núcleos de comunidades. Cada núcleo conta um profissional em inseminação artificial. Além de três inseminadores contratados, três veículos foram adquiridos com recursos próprios do município para atender exclusivamente ao programa.  Até a data do lançamento foram realizadas 16 reuniões em comunidades, agregando 52 linhas e comunidades participantes, com 151 propriedades e 220 produtores cadastrados. Pelo programa, a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural oferece toda a infra-estrutura necessária para os serviços, disponibilizando um total de até 50 inseminações artificiais por propriedade a cada ano.

Genir Baldo e familiares, com o Prefeito Raul Isotton e o Secretário Hélio Capelesso.