Excesso de chuva pode proliferar mosquitos e aumentar risco de Dengue.

O mau tempo pode ter influência sim sobre a saúde pública, muitas chuvas como vêm ocorrendo nos últimos dias pode contribuir  para o aumento da população de insetos como o Aedes Aegypti, transmissor de varias doenças perigosas como, por exemplo,  dengue, do Zika  Vírus, que pode causar microcefalia, e do vírus causador da febre e Chikungunya.

Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Adriana Azevedo alguns fatores podem contribuir para a proliferação do mosquito: “Não somente a chuva, mas também a temperatura, que começa a aumentar. O Aedes Aegypti é sensível a essas duas coisas. Quando tem chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta, aumenta a velocidade do desenvolvimento dele”, explicou.

Esse risco pode ter um agravante, se a população for negligente nos cuidados básicos, como eliminar água parada destruindo locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, tampar caixas d’ água, eliminar água em pratos e vasos de plantas, colocando areia até a borda do pratinho. calhas entupidas e também recipientes jogados em lixo descoberto.