Gripe ou Resfriado?

Quando se fala em gripe e resfriado, todo mundo pensa que é a mesma coisa. Apesar dos sintomas parecidos, como nariz entupido, espirros e dores de cabeça e no corpo, são dois males bem diferentes. A gripe é uma infecção respiratória causada por vírus da família Influenza e resulta em febre, além da sensação de mal estar muito intensa. Já o resfriado é causado por dezenas de vírus, como o Rinovírus, o Adenovírus e Parainfluenza.

Alguns cuidados são necessários para a prevenção, como:

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. – Manter os ambientes bem ventilados.

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.

– Evitar sair de casa em período de transmissão da doença.

– Evitar aglomerações e ambientes fechados.

– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

– Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre.