Sesi, Senai e IEL terão sede própria

Na manhã de quinta-feira, 7, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, esteve em Dois Vizinhos onde anunciou uma notícia esperada há muitos anos: Sesi, Senai e IEL terão sede própria a partir de 2015. O anúncio foi feito na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv) em um evento que reuniu diversas autoridades. Na ocasião, se pronunciaram o prefeito em exercício Dib Mohamed Nabhan Júnior (PT), o prefeito Raul Isotton (PMDB), que havia entregue o cargo na mesma manhã, o vereador Fernando Calgarotto (PT) e o empresário Cláudio Petrykoski. Todos enfatizaram a importância da unidade em Dois Vizinhos e mostraram satisfação pelo projeto estar perto de se tornar realidade.

Os recursos para a construção ou compra de um espaço já estão garantidos no orçamento da Fiep. “Já estamos conversando, há um bom tempo, com as lideranças da região, especialmente os industriais. Vemos a instalação de uma unidade em Dois Vizinhos como uma demanda antiga. Temos várias pessoas envolvidas nesse processo, como o Cláudio Petrykoski, um dos nossos vice-presidentes, que está dialogando com as lideranças para encontrarmos um modelo ideal, em parceria com a prefeitura. A partir daí, vamos elaborar um projeto, que já está no nosso orçamento, embora a gente não saiba aonde que vai ser, como que vai ser, mas já para 2015 está programada essa unidade de Dois Vizinhos que vai atender a microrregião”, disse Edson.

Ele comenta que existe a possibilidade de compra de um imóvel já existente ou a construção de um novo espaço. “Temos um imóvel que está disponível e será avaliado pelo nosso corpo técnico e pelos nossos engenheiros. A boa notícia é que o sistema Fiep já está presente aqui na região fazendo o atendimento das indústrias e, de certa forma, o que vamos fazer é tentar melhorar e estabelecer um vínculo um pouco mais forte para Dois Vizinhos”, completa. Ele também falou sobre os investimentos que estão sendo feitos no Sudoeste, principalmente, nas cidades de Ampere, Capanema e Francisco Beltrão.

Serviços prestados
O presidente enfatizou que toda a comunidade vai ganhar com os serviços prestados pela unidade. “Onde tem uma unidade do Sistema Fiep, a gente trabalha de forma integrada, fazendo um trabalho diferenciado. Dá para dizer que onde existe a estrutura do Sistema S, ela está cooperada e, tudo aquilo que você perceber que é o viés do Sesi, como saúde e segurança do trabalhador, na questão cultural ou no Senai que qualifica e capacita a mão-de-obra e no IEL que tem as faculdades da indústria que hoje funciona em Curitiba e estamos esperando a liberação do Ministério da Educação para o ensino à distância, a nossa escola de gestão que capacita os gestores da indústria e a questão dos estágios que serão oferecidos”, completa.

O município já conta, desde o início de 2014, com uma estrutura do Colégio Sesi, que está sediada na Vizivali. “O Colégio Sesi é uma ação inovadora. São 13 mil alunos e eu posso dizer que vocês vão se surpreender com esses jovens. Eles trabalham em salas diferenciadas, em equipe e, com uma grande vantagem, que eles tem o curso técnico do Senai junto com o ensino básico, ou seja, esses jovens estão sendo preparados para a vida, não só para o mercado de trabalho. Vocês vão perceber a diferença que esses jovens vão fazer para a comunidade do município”, completa.

fiep27site

Fonte: Jornal de Beltrão