I Corrida da Independência Banner 02 Banner 04

JUNHO VERMELHO – DOE SANGUE.

Com a chegada do frio e a proximidade do inverno, as doações de sangue caem significativamente, isso se deve as baixas temperaturas, pois os doadores estão menos dispostos a sair de casa e não se sentem motivados a doar. Além disso, muitos contraem doenças típicas de inverno como gripes e resfriados, que as impedem temporariamente de doar sangue.

Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde Grasieli Pedrussi, a necessidade de sangue aumenta, pois existem muitos pacientes que adoecem nessa época do ano, ela informa ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos disponibiliza transporte ao hemocentro de Francisco Beltrão para doação de sangue.

Para maiores informações: 3581 5700.

Para ser doador é preciso:

• Trazer documento com foto, CPF e cartão do SUS;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (16 e 17 anos somente acompanhado dos pais ou responsáveis legal ou com documento de emancipação);
  • Ter mais de 51 Kg;
  • Estar em boas condições de saúde e se sentindo bem.
  • Estar bem alimentado e hidratado;
  • Ter repousado pelo menos 6 horas na noite anterior;
  • Não ter fumado nas últimas 2 horas;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica na últimas 12 horas, alcoólatras não podem doar;
  • Não ser usuários de drogas ilícitas ou anabolizantes;