Banner 01 Banner 02 Banner 03 Banner 04

Município de Dois Vizinhos realiza dia de campo.

No dia 09 de março foi realizado o dia de campo, na Linha Castanha na propriedade do Sr. Volmar Belusso e Família, onde foram recebidos 30 produtores de leite do município de Chopinzinho.

A propriedade recebe assistência técnica da Secretaria de Agricultura em parceria com a Cooperideal onde são atendidos 30 propriedade rurais no município através do “Projeto Leite Ideal” que segundo o Técnico Dirceu o projeto tem resultados muito significativo, que justifica a aplicação dos recursos por parte da municipalidade.

Segundo Evandro Belusso em 2010 eles deixaram de plantar fumo que era a atividade principal para trabalhar na propriedade da família somente com leite.” Em 2010 iniciamos com 14 animais em lactação, eram 120 litros   de leite/dia”. Comentou. Atualmente a família possui 30 animais em lactação que rendem 591 litros por dia. A produção de litros de leite por animal também teve crescimento de 8,5 para 19,7 litros de leite por animal dia. Evandro comentou também que o dia de campo é muito importante. “Este dia de campo vai estimular os produtores envolvidos, agregando conhecimento, trocando experiências, compartilhando suas práticas nas propriedades.” Reforçou Evandro.

No dia de Campo, a principal discussão foi como buscar um menor custo de produção e maior lucro por hectare, onde os produtores puderam ver que na propriedade a pastagem é a principal fonte de alimentação, acompanhada de silagem, ou forragem de cana de açúcar e ração feita em casa. Os visitantes puderam acompanhar uma planilha de evolução da atividade ano a ano e a eficiência dessa propriedade, possibilitando a remuneração satisfatória da família toda tendo como consequência a permanência do filho na propriedade.

“Por meio de ações e programas como este que famílias e moradores do campo conseguem se destacar trazendo renda para sua própria casa e consequentemente para o município”. Destacou Mauri Ferreira dos Santos – Secretário de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hidricos.