Festival Nacional de Teatro vai movimentar Dois Vizinhos

programação 2

Dois Vizinhos continua se destacando no cenário cultural. Desta vez um dos maiores eventos do interior do Paraná vai atrair centenas de artistas para o município. O 1º Festival Nacional de Teatro de Dois Vizinhos acontece entre 18 e 27 de agosto de 2017, oferecendo gratuitamente 28 espetáculos e 03 workshops/oficinas para o público da cidade, da região e de vários lugares do Brasil.

Segundo o Diretor do Departamento de Cultura, Drayton Diefenbach, o Festival recebeu um total de 133 inscrições para as mostras competitivas, vindas de 10 diferentes estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará.

Teatro adulto: 79 inscrições.

Teatro Infantil: 26 inscrições.

Teatro de Rua: 27 inscrições.

Total de cidades: 42.

Total de grupos inscritos: 104.

PROGRAMAÇÃO

O Festival acontece em 05 categorias: Mostra Competitiva De Teatro Adulto. Mostra Competitiva De Teatro Infantil. Mostra Competitiva De Teatro De Rua. Mostra Regional Não Competitiva. Convidados Especiais. Consulte a nossa PROGRAMAÇÃO e fique por dentro de todos os espetáculos, dias, horários e locais!

DEBATES

Acontecerão após cada apresentação. Participam: os integrantes do grupo, jurados, organização, artistas presentes no festival e o público que tiver interesse.

PRÊMIOS

Uma banca de jurados altamente qualificada indicará os melhores em 03 categorias distintas: Teatro Adulto, Teatro Infantil E Teatro De Rua. Em cada categoria, o festival concederá prêmios em troféus personalizados para: 1º, 2º e 3º melhor espetáculo, melhor direção, ator, atriz, cenografia, figurinos, maquiagem, trilha sonora, iluminação e texto original. Os participantes da Mostra Regional e Convidados também serão agraciados com troféus. Os jurados poderão ainda conceder prêmios especiais. A divulgação e entrega da premiação acontece no domingo, 27 de agosto, a partir das 19h30, no Centro Cultural Arte e Vida, logo após apresentação da peça 1957 – Uma Tocaia no Inferno, do GMT.

JURI POPULAR

Todos os espectadores podem participar da escolha do melhor espetáculo na categoria ADULTO. Basta cadastrar-se na recepção do Centro Cultural na abertura do evento, dia 18 de agosto, às 19h30; ou na primeira sessão da Mostra Competitiva de Teatro Adulto, no dia 19 de agosto, às 19h30. Os membros do “júri popular” precisam comprovar que assistiram os 08 espetáculos desta mostra e votarem até às 16 horas do dia 27 de agosto. Participe!

CURADORIA

A curadoria é assinada pela atriz, diretora, produtora, professora e autora teatral Fátima Ortiz, de Curitiba, que tem mais de 35 anos de reconhecimento público pelo excelente trabalho que realiza no teatro paranaense e brasileiro.

WORKSHOPS

As inscrições para os workshops serão feitas apenas pessoalmente na recepção do Centro Cultura Arte e Vida, a partir das 18h30 do dia 18 de agosto, na ocasião da abertura do evento. São destinadas preferencialmente a atores, artistas de modo geral, professores que façam uso da arte em suas aulas e público interessado em aprender mais com as técnicas do teatro. Haverá workshops com a Cia Três por Oito, de Londrina, e com a Cia Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro. Confira detalhes em nossa programação e também no programa do festival que circula na primeira semana de agosto.

COMO COMEÇOU

O 1º Festival Nacional de Teatro de Dois Vizinhos nasceu de uma conversa entre o diretor do Grupo Municipal de Teatro – Ivan Lovison, e o diretor do Dep. de Cultura de Dois Vizinhos – Drayton Diefenbach, em 2014. “Na ocasião, conversávamos sobre um evento que realmente colocasse Dois Vizinhos no circuito do teatro nacional. Pensamos então em um festival, com o objetivo de trazer o melhor das artes cênicas que é desenvolvido pelo Brasil afora para a nossa região”, diz Ivan.

QUEM FAZ

O projeto foi desenvolvido em 2015, em parceria com a Cooperarte, de Francisco Beltrão. O Diretor da Cooperarte – Roniedson Rebelatto – responde inclusive pela produção executiva do festival. Ivan Lovison é o Diretor Artístico. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento à Cultura – PROFICE – da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em 2016. A realização é do GMT – Grupo Municipal de Teatro, em parceria com o Departamento de Cultura que, através da Prefeitura Municipal, está recapacitando tecnicamente o Centro Cultural Arte e Vida, onde acontecerá a maioria das apresentações. Também tem a parceria da Only Comunicações, e conta com o importantíssimo apoio financeiro da COPEL e da rede de Supermercados ÍTALO.

O Prefeito Raul Isotton diz estar realizado com mais um evento de grande repercussão na área cultural. “Investimos em cultura, pois acreditamos que nela nasce um povo mais sábio e feliz”, diz ele, agradecendo as articulações dos Deputados Estaduais Ademar Traiano e Paulo Litro na viabilização dos recursos junto à Copel e à Secretaria de Cultura do Estado: “Coloco aqui minha gratidão ao Deputado Traiano pelo apoio ao nosso município e também ao o Deputado Paulo Litro. Graças a eles tivemos a viabilização dos recursos junto à Copel e ao Governo do Estado para a concretização deste grande Festival em Dois Vizinhos. E claro: agradeço também à Rede Ítalo por participar com recursos e apoio”, enfatiza Isotton.

programacao