Profissionais de saúde do município passaram por capacitação

22007826_1589735264380257_8835360269935333667_nNa tarde do dia 22 de setembro, reuniram-se para uma importante capacitação, todos os Médicos clínicos do município, Enfermeiros, Farmacêuticos, Odontólogos, Equipe NASF, Pediatras, Ginecologistas, Assistente Social, profissionais de laboratórios, representantes dos hospitais do município, entre outros.

A capacitação foi ministrada pelo Médico Infectologista Valdir Spada Jr e teve como tema o Protocolo Clínico da Sífilis. Dr. Valdir é médico do município, e compartilhou seu vasto conhecimento com os colegas.

O momento foi de muito aprendizado e de atualização para os profissionais. A SÍFILIS – A sífilis é doença infectocontagiosa, transmitida pela via sexual e verticalmente durante a gestação. Caracteriza-se por períodos de atividade e latência; pelo acometimento sistêmico disseminado e pela evolução para complicações graves em parte dos pacientes que não trataram ou que foram tratados inadequadamente.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – Todos os tipos de sífilis – adulto, em gestantes e congênitas (em bebês) são de notificação obrigatória no país há, pelo menos, cinco anos. Segundo dados do Boletim Epidemiológico de 2016, entre os anos de 2014 e 2015, a sífilis adquirida teve um aumento de 32,7%, a sífilis em gestantes 20,9% e congênita, de 19%.

Em 2015, o número total de casos notificados de sífilis adquirida no Brasil foi de 65.878. No mesmo período, a taxa de detecção foi de 42,7 casos por 100 mil hab. e a maioria são em homens, 136.835 (60,1%). No período de 2010 a junho de 2016, foi registrado um total de 227.663 casos de sífilis adquirida.

AÇÕES REALIZADAS NO MUNICÍPIO:

Além da constante atualização e capacitação dos profissionais, como ação de combate à sífilis, temos como foco as gestante e seus parceiros, sensibilizando-os para a realização do teste de sífilis no início e durante a gestação e, também incentivando o parceiro a fazer o teste, evitando a reinfecção.

Todas as gestantes do Município são testadas para sífilis nos 3 trimestres da gestação.

Os testes rápidos para sífilis são fornecidos em todas as unidades de Saúde do Município, sem restrição para realização do exame. Qualquer pessoa pode realizar o teste. Além do teste rápido para sífilis, temos também disponível testes rápidos para HIV, Hepatites B e C em todas as Unidades de Saúde.