Projeto Rural Sustentável teve Dia de Campo na comunidade São Francisco do Bandeira em Dois Vizinhos

11 09 Dia de Campo (Copy)A chamada para cadastramento e avaliação das Unidades Multiplicadoras (UMs) foi um dos principais temas abordados no Dia de Campo realizado no dia 01 de setembro em Dois Vizinhos. No âmbito do projeto, UMs são propriedades rurais de pequenos e médios produtores que tem interesse em adotar uma ou mais das quatro tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo projeto, são elas: Sistema de integração Lavoura-pecuária- florestas (iLFP), incluindo Sistemas Agroflorestais (SAF); Plantio de Florestas Comerciais; Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem ou Floresta (RAD/P ou RAD/F); e Manejo Sustentável de Florestas Nativas.

Na capacitação estiveram aproximadamente 40 participantes entre pequenos e médios agricultores dos municípios, agentes de assistência técnica rural, estudantes de agronomia da UTFPR e agentes técnicos da Cooperiguaçu, além de outros atores envolvidos na agricultura familiar como Sindicatos, Cresol, prefeitura e representantes da Secretaria de Agricultura.

O Dia de Campo  foi no dia 01 de setembro e aconteceu na Fazenda São Francisco do produtor rural Vilson Debarba, cuja técnica abordada foi  iLPF com detalhamento sobre a necessidade e a importância de se realizar o Planejamento Zootécnico da propriedade rural para obter ganhos de produção e por consequência, financeiros.

O Dia de Campo é uma das ações previstas do Projeto Rural Sustentável e é realizado em Unidades Demonstrativas aprovadas na chamada pública desenvolvida no âmbito do Projeto. O custo para realização do evento e demais ações do projeto é proveniente de uma parceria entre o governo do Reino Unido, o governo do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento e prevê ainda ganhos financeiros para os produtores rurais e agentes de assistência técnica que orientam os produtores e são responsáveis pela submissão das propostas e realização dos Dias de Campo.

O PROJETO – O PRS tem como foco ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. O propósito é incentivar o desenvolvimento rural sustentável e a conservação da biodiversidade, através da melhoraria das práticas de uso da terra e o manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais, ao mesmo tempo que contribui no cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). Os municípios beneficiários do projeto no Paraná são: Francisco Beltrão, Renascença, Itapejara d´Oeste, Verê, Dois Vizinhos, Realeza, Paranavaí, Nova Londrina, Primeiro de Maio e Bandeirantes.