Banner 02

Representantes da Secretaria DE Educação participam do Encontro FNDE Mais Brasil.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação participaram nos dias 23 e 24 de maio do evento Mais Brasil: FNDE em Ação pela Educação, que aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento teve como objetivo capacitar gestores e técnicos de prefeituras e secretarias municipais de educação, para a correta execução dos programas educacionais gerenciados pelo Governo Federal. Durante o evento também foram realizados atendimentos individuais.

A abertura do evento, foi realizada pelo presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, que destacou a proposta de reforçar o papel da autarquia como gestora estratégica das finanças para a educação e não somente agente repassador de recursos. Decotelli também destacou cinco fundamentos que regem as ações do FNDE: a autocrítica, a promoção do diálogo, o comprometimento, a acessibilidade e o alinhamento com os gestores das secretarias e prefeituras para a melhor utilização dos recursos. “Queremos ensinar, perguntar e entender, juntamente com os prefeitos e secretários, por que existe tanto dinheiro parado”, afirmou o presidente, referindo-se aos recursos empoçados nas contas dos municípios que já deveriam ter sido investidos em ações de educação.

Além de palestras sobre os principais programas do FNDE, os participantes receberam atendimento individualizado para solução de pendências e esclarecimentos de possíveis dúvidas. Entre os principais temas que foram tratados  a serem abordados nas palestras estão o monitoramento e execução de obras, transporte escolar, alimentação escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Plano de Ações Articuladas. Os gestores também receberão orientações quanto à operacionalização de módulos do Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec), Sistema de Prestação de Contas (SiGPC) e Sistema para habilitação de Entidades (Habilita).