I Corrida da Independência Banner 02 Banner 04

DOIS VIZINHOS TEM DIA ESPECIAL DE DOAÇÃO DE SANGUE

Centenas de duovizinhenses participaram do mutirão de doação de sangue realizado na última terça, 14, na Casa da Amizade. A parceria entre o curso de farmácia da Unisep, Secretaria Municipal de Saúde, 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, clubes do Rotary e BRF, além de ajudar a melhorar o estoque do hemocentro, teve como principal objetivo a conscientização da população quanto a importância da doação, um ato de solidariedade que pode salvar vidas.

IMG_6246

A Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela captação de doadores em Dois Vizinhos, Grazieli Pedrussi, contou que a participação da população superou expectativas e foi maior do que a capacidade de atendimento, por isso muitas pessoas tiveram que realizar o agendamento para fazer a doação no Hemocentro de Francisco Beltrão em outra data. A Enfermeira contou que muitas pessoas têm interesse em doar, mas não sabem qual o procedimento. “ Sempre que alguém tiver interesse em ser doador, que venha até a secretaria de saúde e deixe o seu nome para agendamento na recepção. Temos disponíveis de duas a três datas por mês onde nos deslocamos até o Hemocentro de Francisco Beltrão levando os doadores”, explicou.

A responsável pela captação em Dois Vizinhos falou também sobre a possibilidade de novos mutirões. “ É possível que consigamos realizar novas ações como essa, queremos muito que isso seja frequente, porém não temos previsões para que o dia se repita, até mesmo porque o hemocentro de Francisco Beltrão, regional a qual Dois Vizinhos pertence, não realiza atendimentos externos. Digo isso para que a população entenda que o real trabalho de hoje é a conscientização”, frisou a enfermeira.

A Coordenadora do curso de farmácia da Unisep, Letícia de Cássia Tavares Thiesen, comemorou o sucesso da parceria e grande participação. “ A população atendeu o nosso chamado e diversas empresas enviaram grupos de colaboradores. Agradecemos aos que doaram, aos que agendaram doações e também àqueles que trabalharam para fazer as coletas”, relatou.

IMG_6238