VACINAÇAO CONTRA HPV

A partir de 11 de março, o município de Dois Vizinhos, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza através do Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Neste ano, serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

No município de Dois Vizinhos possui uma população estimada de 948 adolescentes dentro desta faixa etária para receber a imunização.

As adolescentes devem comparecer a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a vacina, acompanhada por um responsável, levando consigo o cartão de vacinação.

Coordenação Vigilância em Saúde.