SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA 18 MIL INSEMINAÇÕES ARTIFICIAIS EM BOVINOS

18 03 2016 - Secretário de Agricultura - Mauri Ferreira dos Santos - e os números expressivos do Programa de Melhoramento Genético do Gado Leiteiro 18 03 2016 - Cerca de 18 mil Inseminações artificiais para garantir animais com alta qualidade genética na produção de leite em Dois VizinhosO Programa de Melhoramento Genético do Gado Leiteiro desenvolvido pela Prefeitura de Dois Vizinhos realizou chega a 18 mil inseminações no mês de março, uma média de 530 inseminações mensais. A previsão é que até o final do ano a Secretaria de Agricultura chegue à marca de 23 mil inseminações.

O programa lançado em junho de 2013, no início da atual administração, permite identificar os melhores animais com maior probabilidade de acerto. Tem por objetivo o aumento da rentabilidade da atividade pecuária no município através de aplicação de tecnologias capazes de maximizar a produtividade com a melhor relação custo/benefício.

Para o Secretário de Agricultura, Mauri Ferreira dos Santos, a ação do Governo Municipal e os números atingidos favoreceram muito o trabalho do pequeno produtor rural em Dois Vizinhos. “O Prefeito Raul Isotton tem sido um grande defensor da Agricultura familiar. Os números comprovam isso. Não é a toa que Dois Vizinhos vem ocupando uma posição de maior destaque na produção leiteira do Sudoeste. Muito disso se deve aos investimentos que a Administração está fazendo, além do grande trabalho desenvolvido pelos nossos produtores”, elogiou.

Um dos produtores beneficiados, Antônio Maria, falou da importância do trabalho e do apoio que tem recebido: “Graças ao que a Prefeitura vem fazendo, hoje nós temos vacas com mais qualidade. Estava comentando com minha mulher que com essa melhora estamos conseguindo nos defender bem da crise”, contou o produtor.

O Programa de Melhoramento Genético do Gado Leiteiro também prioriza a sanidade animal, pois as unidades produtoras cadastradas precisam comprovar a vacinação contra Tuberculose e Brucelose.