MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS É CONTEMPLADO COM CÂMARA REFRIGERADA PARA ARMAZENAMENTO DE VACINAS.
terça, 24 de janeiro de 2023

Com essa câmara a Secretaria de Saúde equipa todas as UBS do município de maneira adequada com os freezers de última geração.

O município de Dois Vizinhos foi contemplado na ultima segunda-feira, 23 de janeiro, com uma Câmara refrigerada de conservação e armazenamento de vacinas.

Através do Ministério da Saúde e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram entregues 93 câmaras refrigeradas para armazenamento de vacinas, para os municípios com menos de 100 mil habitantes.

O ato contou com a presença do superintendente estadual do Ministério da Saúde no Paraná, Benedito German Crespo Garcia.

A entrega será feita pela Sesa, e a previsão de instalação do equipamento é até final deste mês de janeiro.

De acordo com o Diretor de Saúde, Rafael Dutra, com a chegada desse freezer será possível o armazenamento correto dos imunizantes garantindo a conservação das vacinas. Na antiga gestão apenas 4 unidades contavam com equipamento de armazenamento, agora todas as 12 UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão equipadas de forma adequada, com freezers de ultima geração.

O armazenamento dos imunobiológicos deve atender à necessidade e especificidade evitando, desta forma, uma potencial perda dos produtos. As vacinas são produtos termolábeis e fotossensíveis. Exigem cuidados especiais, uma vez que são produtos que possuem alta sensibilidade às alterações de temperatura e à luz. As câmaras são específicas para armazenamento e mantêm a temperatura estável entre +2ºC e +8ºC.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Assessoria Secretaria de Saúdo do Estado