ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INAUGURA 13º POSTO DE SAÚDE EM DOIS VIZINHOS
quinta, 22 de setembro de 2022

Um investimento de mais de R$ 650 mil reais e que atenderá as famílias dos bairros Concordia, Loteamento Bem Morar, Zambon, Gross e Parque Industrial


Aconteceu na manhã desta quinta-feira, no bairro Concórdia em Dois Vizinhos a inauguração do 13º Posto de Saúde do Município, local onde acontece o primeiro nível de atenção em saúde.

Dois Vizinhos em um pouco mais de 1 ano e meio saiu de 10 Postos de Saúde para hoje estar com 13 Unidades Básicas em Saúde - UBS, e mais 3 Pontos de Atendimento localizados no perímetro rural, todos com médico atendendo diariamente, e até o final do ano fechará 15 UBS com a inauguração de uma unidade no Bairro Margarida Galvan que se encontra com 65% da obra concluída e por fim, uma no Bairro São Francisco Xavier.

A indicação dessa obra, que teve um investimento de mais de R$ 650 mil reais, partiu do Vereador Irival Di Domênico "Kike", mais uma ação que mostra a união entre o legislativo e o executivo do município, trazendo benefícios a toda população.

A Unidade irá atender mais de 10 mil duovizinhenses que estão presentes nos bairros Concórdia, Loteamento Bem Morar, Zambon, Gross e Parque Industrial. Uma equipe formada de 12 profissionais, sendo eles: 1 médica 40 horas, dentista, auxiliar de dentista, enfermeira, auxiliar de enfermagem,  recepcionista, 5 ACS - Agente Comunitárias de Saúde e zeladora.

A unidade também conta com uma sala de vacina.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.  

A saúde de Dois Vizinhos anda a passos largos e hoje oferece 36 médicos especialistas nas seguintes áreas:

Anestesiologia - Assistente Social – Cardiologia - Cirurgia Geral - Cirurgia Vascular - Clinico Geral – Dermatologia - Endocrinologia/metabologia – Fonoaudiologia - Gastroenterologia – Geriatria - Ginecologia/obstetrícia – Neurologia – Nutricionista – Oftalmologista – Ortopedia/traumatologia – Otorrinolaringologia - Pediatria – Psiquiatria – Urologia e nesta semana a Secretaria de Saúde contratou mais dois especialistas sendo eles na área de Pneumologista Dr Redimir Goya e Reumatologista Dra Leticia Araujo.

Mais uma novidade anunciada pelo Prefeito no ato da inauguração, é que o local também contará com uma academia para 3ª idade ao lado do parque infantil.  

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 2832