CENSO 2022 – VOCÊ FAZ PARTE DAS MUNDANÇAS NECESSÁRIAS EM NOSSO PAÍIS EM ESPECIAL NA NOSSA CIDADE.
quarta, 21 de setembro de 2022

Afinal conhecer o presente é essencial para o futuro do Brasil. Um país que se conhece só tem a Ganhar.

Desde o início de agosto até o começo de novembro mais de 210 mil funcionários do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, estarão nas ruas de todos os 5.570 municípios brasileiros para a realização do censo 2022.

Um raio X do país que há 2 anos, devido a pandemia, se encontra atrasado e que neste ano aproximadamente 89 milhões de endereços serão visitados pelos recenseadores.

Mas você sabe a importância que o censo possui para o município?

Todos sabem das grandes mudanças em que em pouco menos de uma década o mundo teve. A cada ano que passa as cidades estão se transformando cada vez mais rápido. A população mundial, que em 2011 era de 7 bilhões de habitantes deve chegar a oito bilhões em 2024.

Novas tecnologias foram criadas, houve mudanças demográficas, migrações deslocamento de população, e em cima deste cenário que desafios essas alterações representam?

O IBGE precisa saber e arquivar como é o retrato atual do povo brasileiro. Em quantos somos? Onde estamos? Como vivemos? Que mudanças aconteceram nas cidades?

Essas e outras respostas só serão possíveis a partir do censo 2022 que está acontecendo em todo o território nacional e inclusive em nosso município.

É a única pesquisa que chega a todos os domicílios brasileiros com os tradicionais recenseadores do IBGE, que vão até sua casa para contar e conhecer o nosso povo, percorrendo todo o território de cada município.

O resultado irá mostrar um retrato atualizado e preciso da população de cada pedacinho do Brasil, inclusive de norte a sul do nosso município, tanto na área rural quanto na área urbana, incluindo os grupos específicos como os indígenas e comunidades quilombolas.

E o mais importante, é que as informações colhidas são estratégicas, para o planejamento das ações em todos os níveis de governo, e para representação política, sendo elas a base de decisões sobre os serviços de saúde, educação, emprego condições de moradia e de diversos outros assuntos.

Esses resultados são indispensáveis para a iniciativa privada, pois através dele é possível fazer uma varredura conhecendo melhor o seu mercado e o perfil do seu consumidor.

Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

Retratar o Brasil que está entrando numa nova década é um desafio para o IBGE. Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará em 2022.

Conheça os questionários que serão aplicados no Censo 2022:

Questionário Básico (atualizado em 06/09/2022)
Questionário Amostra (atualizado em 06/09/2022)

“Afinal conhecer o presente é essencial para o futuro do Brasil”.

Censo 2022 - Um país que se conhece só tem a Ganhar

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Site IBGE