GRUPO DE DOIS VIZINHOS VAI A MISSÃO TÉCNICA DO LEITE EM CASTRO – PR
quarta, 13 de abril de 2022

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e práticas na área do leite, foram numa missão técnica no dia 01 de abril de 2022 (sexta-feira), para Castro, Pr, com uma comitiva de 40 pessoas, com o ônibus cedido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos.

Esta é uma ação do grupo técnico de Leite, dentre os 18 grupos técnicos no Plano DV 2030, pela ACEDV, formado por profissionais da Secretaria da Agricultura/Prefeitura Municipal, IDR/Emater, SEAB, UTFPR-D.V., Cresol, Cooperativa do Leite de Dois Vizinhos, Gaio Agronegócios, Empresa Piscinatto de Leite/Queijos e outros, com reuniões regulares, através do qual buscamos melhorar este setor no âmbito técnico e econômico.

Dois Vizinhos é o 8° município no Paraná e o Leite com o plantel animal (vacas, novilhas, garotes, bezerros, touros e de corte, resíduos) aqui representa praticamente 10% do valor bruto da produção, tendo-se no total uma produção de aproximada de 160.000 litros dia de leite e um plantel animal em torno de 30.000 cabeças, sendo o município a maior bacia leiteira do sudoeste do Estado e forte na Agricultura Familiar.

O  objetivo geral do grupo é melhorar esta atividade econômica, que ora sofre com a elevação dos custos de produção em função dos insumos (milho, soja, triguilho e dos aditivos, vitaminas e premix em geral) e de outros fatores e variáveis, para o qual buscam soluções em outros locais de referência na produção leiteira, a exemplo de Castro, PR, motivo da viagem técnica, a qual abordou também quanto a necessidade de reduzir custos e despesas, sendo a produção e fornecimento de volumoso ao gado uma solução, entre outros, os quais estão sob controle  dos produtores rurais.

O Secretário de Agricultura Jose Carlos Ventura Junior “Juninho”, parabenizou as lideranças públicas, pela iniciativa e a colaboração da prefeitura municipal por proporcionar este deslocamento sem custos, para o crescimento profissional e a possibilidade de transferência de conhecimentos e a agregação valor para o desenvolvimento dos nossos munícipes no território e entorno, pelo atendimento, altruísmo, conhecimentos e experiências compartilhadas conosco, tornando engrandecedora nossa viagem técnica.

Carlinhos e Nery, um governo de muitas mãos!!!

Fonte: Assessoria de Comunicação Social