PROJETOS E INCENTIVOS GARANTIRAM O PLANTIO DE MAIS DE 6 MIL MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS NO MUNICÍPIO.
quinta, 03 de fevereiro de 2022

1.000 mudas foram plantadas na área urbana e mais de 5 mil mudas na área rural.


A preocupação em manter uma cidade mais arborizada, limpa e florida é também um dos objetivos marcantes da Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além da parceria e apoio de outras Secretarias como a de Planejamento e Ações Estratégicas e a de Viação, Obras e Serviços Urbanos.

Um Governo de Muitas Mãos só se faz e se realiza com a união de todos inclusive com o apoio da população no auxílio a preservação e aos cuidados com o meio ambiente.   

Somente no ano de 2021 colaboradores, equipe de técnicos, estagiários e terceirizados, vem trabalhando em conformidade com as diretrizes do Plano de Arborização Urbana, que passou pelo processo de aceitação no Ministério Público, a fim de que fossem tomadas as melhores decisões de melhorias e atividades destinadas no plantio, podas e retiradas de árvores das vias públicas de todo o município.

Projetos de conscientização ambiental e incentivos, foram criados pela Secretaria a qual teve o apoio também de órgãos estaduais e empresas privadas do município.

Uma dessas ações realizadas é o Projeto Mil árvores – Projeto Primavera Plante uma árvore, o qual proporcionou a execução do plantio de mais de 1.000 mudas, somente na área urbana do município, em diversas áreas como, praças, parques, escolas, CMEI’s, Secretaria de Saúde, Educação e vias públicas de acessos aos munícipes.

Pensado também nas pessoas com limitações, cadeirantes, idosos, motoristas, além da avaliação, onde em alguns lugares a espécie estava prejudicando a calçada e a parte fluvial, houve então a necessidade da retirada ou poda de algumas árvores.

Conforme a Secretaria, foram retiradas cerca de 140 árvores no decorrer do ano, lembrando que mais de 1.000 mudas foram replantadas somente na área urbana do Município.

Toda e qualquer retirada, sendo esta na via pública, a mesma é vistoriada pelos técnicos, os quais repassam informações e sugestões cabíveis ao proprietário ou morador da residência, sendo que o mesmo possui prazos e assina um termo de compromisso de reposição de outra espécie arbórea no local.

As espécies adequadas são na sua grande maioria indicadas pelos técnicos que sugerem opções, como espécies nativas de acordo com o melhor porte de altura (Grande, Média ou Pequena), largura da calçada, se possui fiação elétrica ou não dentre outras situações, onde então o proprietário escolhe. As mudas devem ser implantadas nas calçadas com altura superior a 1,60 metros, para melhor desenvolvimento e adaptação das plantas ao solo e condições de clima após plantio.

No interior o número de mudas disponibilizadas e plantadas já ultrapassou a 5 mil. O objetivo da distribuição das mudas no interior é o incentivo na recuperação das áreas, no reflorestamento, na preservação, no plantio nas beiras de lavouras, nascentes, lagos e ainda na arborização em volta a casa. A única diferença é que estas mudas são disponibilizadas em porte menor, de no máximo 60cm.

Algumas Escolas e Postos de Saúde do Interior também foram atendidos com o plantio de mudas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 1946