UTFPR É PALCO DO 2º FÓRUM DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS DO SUDOESTE DO PARANÁ E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL É PARCEIRA NESTE EVENTO
quinta, 01 de setembro de 2022

Aconteceu no dia de ontem, 31 de agosto, nas dependências do auditório da UTFPR Campus de Dois Vizinhos o 2º Fórum de Resíduos Agropecuários do Sudoeste do Paraná, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Gerenciamento e Tratamento de Resíduos (GETRAT) da UTFPR Campus Dois Vizinhos, com importantes parceiros incluindo a Administração Municipal.

No ato do evento estiveram presentes o anfitrião e Diretor-Geral da UTFPR do Câmpus Dois Vizinhos, Professor Dr. Everton Lozano, representando o GETRAT, o Professor Dr. Carlos Alberto Casali, representando o Prefeito Carlinhos Turatto o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Turismo, Alexsandro Alff, o Presidente da ACEDV (Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos) Rogério Sidral e o coordenador do Plano de Desenvolvimento Dois Vizinhos 2030, Luiz Carlos Peretti, além de empresários locais e regionais, técnicos da área e estudantes.

O evento tem por objetivo diminuir o impacto ambiental dos resíduos, elevar o potencial econômico fazendo uso dos mesmos e tornar a nossa sociedade mais desenvolvida e sustentável.

“A UTFPR é uma das 69 Universidade Federais presentes no Brasil só que é a única voltada em tecnologia e é a única de tem obrigação, dever e a missão de primordialmente investir em tecnologia e é isso que estamos fazendo aqui. Hoje o campus gera 30% da energia que consome – energias renováveis, tendo no campus duas usinas solares fotovoltaicas, e nesta quarta-feira uma nova licitação foi aberta para a contratação de mais uma usina no valor de R$ 1.200.000,00, gerando a partir de janeiro 70% da energia consumida pela Universidade”, destacou o Diretor Everton.

A UTFPR de Dois Vizinhos é um dos 13 campus distribuídos no Paraná, e está trabalhando desde 2017 em um projeto voltado a sustentabilidade, tendo como objetivo ser referência nacional e internacional nesta área, dentro e uma unidade de ensino tecnológico.

Na palavra o Secretário, Alexsandro Alff, destacou que o desenvolvimento de uma sociedade só acontece se todos andarem juntos de mãos dadas. Frisou ainda da importância em ter uma Universidade em nosso município, com cabeças pensantes que se preocupam pelo desenvolvimento humano, econômico, gerando qualidade de vida.

“As portas do poder municipal estarão sempre abertas. Estamos juntos para construir uma sociedade melhor”, finalizou o Secretário.