A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, realizou um grande arrastão para combater a dengue em Dois Vizinhos. A ação, que aconteceu dos dia 27 de fevereiro até 27 de março, resultou na coleta de 122 toneladas de lixo em todos os 26 bairros e loteamentos.
Durante o arrastão, foram recolhidos materiais como pneus, garrafas, latas, plásticos, eletrodomésticos e outros objetos que poderiam acumular água e se tornarem criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O descarte do material recolhido também gerou custos para o município, aproximadamente 57 mil reais foram gastos para o descarte de 122 toneladas de lixo, o que equivale a um custo de 467,00 reais por tonelada.
Ainda de acordo com a Vigilância Ambiental , a ação contou com cerca de 15 pessoas, entre servidores municipais da Secretaria de Viação e Obras e Agricultura, ambas que cederam os maquinários para executar os trabalhos.
Infelizmente os números da dengue só crescem em Dois Vizinhos, e segundo os dados da Secretaria de Saúde, Dois Vizinhos registrou 15 casos até o momento, e o índice do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti), está aumentando cada vez mais, hoje a porcentagem é de 4.6%, sendo q o 1° levantamento do ano, realizado no início de janeiro estava em 2,8% e o preconizado pelo ministério da saúde é abaixo de 1%, sendo assim Dois Vizinhos mais uma vez está com alto índice de ter uma epidemia.
Em entrevista ao Programa Fala Prefeitura a diretora da Vigilância em Saúde Maria Luiza Winharski. Falou sobre o arrastão;
“Ações como o arrastão são importantes para combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, porem para podermos descartar todo o lixo que coletamos o município teve um gasto de 57 mil reais, é um valor bem alto e poderia ser usado para outros fins em nosso município, mas infelizmente se a população não se conscientizar do perigo que a dengue causa, esse numero tende aumentar cada vez mais” falou ela.
Pedimos a população que cuide seu quintal para que nao tenha materiais que possam estar acumulando água, vamos juntos acabar com a dengue em nosso município.