A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou em 22 de agosto o primeiro boletim epidemiológico da dengue, do novo período sazonal da doença, que vai do dia 30 de julho deste ano até 27 de julho de 2024. De acordo com o informe, o Paraná registrou nesses primeiros dias do período sazonal 2023/2024 1.895 notificações de dengue, 188 casos confirmados e 489 foram descartados. De acordo com 4 quarto boletim que foi emitido em 12 de setembro, o Paraná já possui um total de 6.397 notificações, 764 positivos dos quais 15 foram casos severos e 599 descartados. Em relação a Chikungunya foram 80 notificações, 6 casos confirmados sendo 5 desses autóctones e quanto a Zika não houve caso até o dado momento. O último período sazonal da dengue registrou 108 mortes em nosso estado e 135 mil casos confirmados da doença.
Uma nova etapa foi iniciada, mas a fala é a mesma. “Precisamos do empenho de toda a população na eliminação de criadouros do Aedes aegypti. No nosso município os dados do LIRAa (levantamento de índice rápido do Aedes aegypti) realizado entre os dias 11 e 13 apresentou um índice de 1,2% de infestação do mosquito, ou seja, já estamos em risco médio para uma nova epidemia de dengue. Este inverno atípico (mais quente do que o esperado para essa época do ano) favoreceu a sobrevivência do mosquito, a chegada do verão e a grande intensidade chuvas liga o alerta quanto ao que podemos enfrentar nos próximos meses. Dessa forma o reforçamos que o trabalho conjunto entre o poder público e a população trará melhores resultados e por conseqüência, menos casos e óbitos”.
A Secretaria de Saúde pede a atenção de todos quanto às calhas, ralos, cisternas, pneus e lixos descartados de forma incorreta. Todo material que possa acumular água, exposto a céu aberto serve como criadouro do mosquito.
Reforçamos também o meio de realização das denuncias, as quais devem ser realizadas OBRIGATÓRIAMENTE via protocolo, seguindo o passo a passo abaixo:
Passo a passo para preencher denuncia via protocolo:
1º Acessar o site da prefeitura municipal de Dois Vizinhos: www.doisvizinhos.pr.gov.br
2º Aba Protocolo Online
3º Entidade: Município de Dois Vizinhos – Assunto: Denuncia Vigilância Sanitária
4º Ler as instruções e selecionar a opção: Li e aceito as instruções do processo
5º Descrever com maior número de detalhes as informações a denúncia
6º Preencher todos os campos restantes
7º Anexar fotos quando houver
8º Clicar em gravar
OBS: todos os campos devem ser preenchidos. Se o denunciante não quiser ser identificado deverá selecionar SIM no campo manter sigilo.
Após gravar a denuncia irá gerar um número de protocolo, o mesmo deve ser anotado para que a pessoa consiga acompanhar o andamento da denúncia.