Administração Municipal convoca comunidades a participar do programa de reciclagem, promovendo a destinação correta do lixo.
A Administração Municipal de Dois Vizinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, CMMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente e CMDRMA – Conselho de Desenvolvimento Rural, está solicitando o apoio da comunidade para a divulgação e conscientização sobre a coleta seletiva de lixo na área rural do município.
O objetivo da iniciativa é incentivar os moradores a embalarem e encaminharem corretamente o lixo reciclável, seguindo os pontos, dias e roteiros predefinidos para o recolhimento desses materiais. A ação visa, principalmente, a destinação adequada do lixo, contribuindo para a preservação do meio ambiente e promovendo a reciclagem de materiais como plástico, vidro, alumínio, ferro, papel, papelão, entre outros.
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, todo o lixo orgânico, que apodrece, pode ser incorporado no solo. Já o lixo de embalagem de agrotóxico deve ser guardado em locais apropriados até a coleta programada, que ocorre uma vez por ano na área rural.
A coleta seletiva de lixo reciclável será realizada nas segundas e terças-feiras pela CCJPA – DV, Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclados - José Pedro Alves. Os moradores devem acondicionar o lixo em sacos ou caixas de papelão de no máximo 20 kg cada, facilitando o carregamento. O material deve ser disponibilizado em um único ponto em cada comunidade, como o pátio da igreja, pavilhão, escola ou encruzilhada de morador programada, um dia antes da data programada para a coleta.
A primeira coleta de lixo reciclado na área rural de Dois Vizinhos em 2024 terá o seguinte roteiro para o mês de fevereiro:
- 05 de fevereiro: Santo Antônio, Alto Bela Vista (em frente à borracharia), Santa Maria, São Valentim, Santa Lúcia, Escola e Posto de Saúde de Santa Lúcia, São Pedro do Sul, Colônia Nova, Empossado, Linha Lambari (encruzilhada Cielo ao ponto de ônibus), Quatro Irmãos, Santa Bárbara (em frente ao cemitério), Novo Horizonte (em frente à propriedade do Sr. Ribeiro).
- 12 de fevereiro: São Roque, Barra Lageado Grande, Santo Isidoro, Tártari, Boa Vista do Chopim (pátio da igreja, encruzilhada Moreira Branco, encruzilhada Grando), Linha Marília, Nossa Senhora do Amparo, Linha dos Alemães.
- 19 de fevereiro: Conrado (escola, pátio, pavilhão, encruzilhada Pastro), São Pedro dos Poloneses, Linha Beneti, Flor da Serra, Carlos Gomes (antiga escola), Jacutinga, São Luiz, Santa Terezinha, Volta Grande, Ibiaçá, Erveira (encruzilhada Adilo Zago), Santa Cruz, São Cristóvão.
- 26 de fevereiro: Mazurana, São Pedro do Bandeira, São Francisco do Bandeira e escola, Piracema, Linha Castanha (em frente à fábrica de açúcar mascavo), Vila Rural Canarinho, São Braz, São Miguel do Canoas, São José do Canoas, Canoas.
A Administração Municipal reforça a importância da participação ativa da comunidade nessa campanha, respeitando as datas e orientações para contribuir com um meio ambiente mais sustentável. Em caso de dúvidas ou para mais informações, os moradores podem entrar em contato com a Cooperativa J.P.A. pelo telefone 30101621, o presidente Valdomiro Peff pelo número 999790508, ou a secretária Juliana Alves pelo telefone 999837479.