Após reunião emergencial, autoridades e população se unem para eliminar focos do mosquito transmissor da doença
Dois Vizinhos enfrenta uma grave situação de proliferação da dengue, com o número de casos ultrapassando uma centena e preocupando as autoridades de saúde. Diante desse cenário, o prefeito Carlinhos Turatto convocou uma reunião urgente na tarde desta sexta-feira, que contou com a presença da enfermeira Nádia Aparecida Zanella Vissoto, diretora da 8º Regional de Saúde de Francisco Beltrão, secretários municipais, representantes da Polícia Militar, equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde e membros da imprensa.
Nessa reunião, diversas ações foram determinadas para conter a disseminação da doença, envolvendo todas as secretarias de governo em um esforço concentrado. O resultado é o "Dia D de combate à Dengue," programado para terça-feira, 23 de janeiro. A ação concentrará esforços a partir das 8h da manhã nos bairros Vitória e São Francisco de Assis, onde a situação é mais crítica.
Centenas de pessoas, incluindo agentes de combate a endemias (ACEs) e soldados da Polícia Militar, participarão de uma operação minuciosa para eliminar todos os focos do mosquito transmissor. A iniciativa visa evitar que o surto de dengue em Dois Vizinhos se torne uma pandemia, ultrapassando os 135 casos.
Para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é fundamental seguir medidas simples, como evitar o acúmulo de água em recipientes, tampar reservatórios, manter piscinas e vasos sanitários em condições adequadas, entre outras práticas. O engajamento da população é essencial para o sucesso dessa ação coletiva contra a dengue.