Gestão atual supera antecessores na perfuração de poços artesianos e melhoram o abastecimento de água nas comunidades rurais
Nos últimos anos, o país e o nosso município têm enfrentado fortes problemas de estiagem, afetando principalmente a zona rural e colocando em risco a produção agrícola, um dos setores mais importantes para a economia local. Diante dessa situação, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tem se empenhado em buscar soluções para garantir a segurança hídrica no campo.
Superando todas as gestões anteriores, em 2022, oito comunidades rurais foram beneficiadas com a perfuração de poços artesianos, um trabalho conjunto da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. As comunidades de Linha Criciúma, São Pedro dos Poloneses, Linha Conrado, Escola Empossado, Nossa Senhora do Amparo, Vila Rural Canarinho, Linha Sguissardi e Colônia Nova foram as primeiras a receber o benefício, que hoje é desfrutado por aproximadamente 400 pessoas, incluindo os alunos da Escola Municipal José Bonifácio.
O investimento da Administração Municipal foi de mais de R$ 270 mil reais, em parceria com vários órgãos, como o Instituto Água e Terra – IAT, Sanepar, Governo Estadual e Federal. Essa iniciativa representa uma esperança para os agricultores locais que, em tempos difíceis, têm lutado para manter suas plantações e garantir o sustento de suas famílias. Com a perfuração desses poços artesianos, eles agora têm acesso à água potável, um recurso valioso que lhes permitirá continuar a trabalhar na terra e contribuir para a economia do município.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Carlos Ventura Junior, novos poços artesianos já estão em processo de perfuração para serem entregues ainda em 2023. As próximas comunidades a serem beneficiadas serão São Lourenço e Linha Marília, que fazem parte de uma grande rede já existente, mas que precisou passar por uma reestruturação para atender de forma adequada as duas comunidades, além de receber melhorias nas vias com calçamento.
Além disso, o Secretário de Planejamento, Nilton de Almeida, anunciou que, após um longo período de trabalho, novos poços artesianos serão perfurados em outras regiões do município. A empresa vencedora da licitação já entregou os projetos oficialmente na última semana e a empresa que fará a perfuração e distribuição desses novos poços já foi licitada. As comunidades de Ibiaçá, Linha Benetti, Quatro Irmãos e Vila Canarinho serão as próximas beneficiadas, incluindo um segundo poço na Vila Canarinho, devido à grande quantidade de famílias que abrigam a região. A aprovação do projeto pela unidade gestora do governo federal do Ministério da Saúde, antiga Funasa, é aguardada para que a Ordem de Serviço seja recebida e possa ser iniciado o investimento planejado, que ultrapasse a marca de R$ 1 milhão.