Secretaria de Assistência Social e Cmas Realizarão Conferência Municipal de Assistência Social

Este ano o tema geral proposto é: "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".


Secretaria de Assistência Social e Cmas Realizarão Conferência Municipal de Assistência Social

Estará acontecendo na próxima terça-feira, 18 de julho, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá de forma presencial, no auditório do CRAS NORTE as 08h30.

A Conferência é um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências. É um momento de participação ativa da comunidade, além de ser uma oportunidade de estudo, avaliação e de sugestão de propostas voltadas à assistência social do município.

Este evento é promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania juntamente com o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social. Este ano o tema geral proposto será: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Como nas demais conferências, após a abertura os participantes serão divididos em 05 grupos, para os debates específicos de cada eixo, a fim de construção de propostas de melhoria na assistência social a nível municipal, estadual e federal, quais serão encaminhadas a nível de estado e se aprovadas a nível de união.

Segundo a Secretária da Assistência Social e primeira dama, Catia Bonin, este é um momento muito importante de avaliação e de elaboração de novas políticas públicas de Assistência social, que irão somar, fortalecer e garantir o exercício do Controle Social”, explicou.

OS 5 EIXOS TEMÁTICO DEBATIDOS NA CONFERÊNCIA:

· EIXO 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.

· EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

· EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?

· EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

· EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Ao final dos debates acontecerá a Eleição da Sociedade Civil para o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social


Visitas: 3520
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao