Com o agravamento da crise, Unidades de Saúde em Dois Vizinhos suspendem agendamentos e priorizam atendimento a casos suspeitos
Em meio a um cenário crítico da proliferação da Dengue em Dois Vizinhos, autoridades de saúde fazem um apelo à população para priorizar o atendimento de casos suspeitos da doença. Diante do aumento expressivo da demanda nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde e a equipe médica decidiram suspender temporariamente o agendamento de consultas regulares.
A enfermeira Jaqueline Almeida explicou a alteração na abordagem de atendimento: "Os agendamentos de consultas foram temporariamente interrompidos nas unidades de saúde. Anteriormente, agendávamos para idosos, pessoas que quisessem mostrar exames ou algo programado. Tínhamos cinco consultas pela manhã e cinco à tarde nas unidades de saúde. Contudo, devido ao aumento expressivo na procura por conta da Dengue, estamos direcionando o atendimento prioritariamente aos casos suspeitos da doença, tanto para novas consultas quanto para reavaliações. Diante dessa demanda crescente, suspendemos temporariamente os agendamentos regulares."
Diante deste panorama, a Secretária de Saúde, Claudete Meurer, enfatizou a necessidade da colaboração da comunidade: "Estamos enfrentando um aumento expressivo nos casos de Dengue, o que tem gerado uma grande demanda nas unidades de saúde. Diante dessa situação, gostaria de solicitar à população que, se não houver urgência no atendimento, quem puder esperar um pouco para comparecer à Secretaria de Saúde, por favor aguarde. Assim, conseguiremos gerenciar a procura e oferecer um atendimento mais eficiente, considerando que as unidades de saúde estão enfrentando uma sobrecarga considerável de pacientes."
A Secretária de Saúde reforça a importância da conscientização coletiva para enfrentar essa situação, pedindo a colaboração da população para priorizar os atendimentos relacionados à Dengue e, se possível, adiar consultas de rotina. O momento demanda união e solidariedade para superar os desafios decorrentes do aumento significativo de casos na região. Além disso, é importantíssimo que as pessoas continuem engajadas no combate aos focos de mosquito, adotando medidas preventivas em suas residências e contribuindo para a redução da proliferação do Aedes aegypti.