Na madrugada desta quarta-feira (9), pedras de granizo destruíram telhados e mobilizaram equipes de emergência na cidade.
As pedras de gelo recolhidas após a chuva de granizo, chegaram a ultrapassar 20 mm de diâmetro.
Atualizado às 6h50
Dois Vizinhos foi atingida por uma intensa chuva de granizo por volta das 2h15 da madrugada desta quarta-feira, 9 de outubro. As pedras de gelo, que chegaram a ultrapassar 20 mm de diâmetro, caíram por cerca de cinco minutos, causando danos em diversas residências, especialmente aquelas com telhados de amianto. A Defesa Civil do município está realizando o levantamento completo dos prejuízos ao longo do dia.
Em resposta imediata ao evento, o Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos, localizado na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 145, no Bairro Alto da Colina, já iniciou a preparação de lonas plásticas para atender as famílias afetadas. A população que sofreu danos em suas casas está sendo orientada a se dirigir ao local para triagem e distribuição das lonas, que servirão como cobertura emergencial.
Apesar das intensas chuvas que caíram durante a madrugada, após o granizo, a situação do Rio Jirau, às 6h da manhã, era considerada aceitável, com o nível do leito sob controle e as águas escoando normalmente.
Curiosamente, este fenômeno se repete quase um ano após uma ocorrência semelhante, quando, em 11 de outubro de 2023, Dois Vizinhos também foi atingida por uma forte chuva de granizo. Mais detalhes sobre o ocorrido e as ações de resposta serão divulgados em breve.