DOIS VIZINHOS SEDIA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE IMIGRAÇÕES, REFÚGIO E APATRIDIA
quarta, 27 de março de 2024

Dois Vizinhos na vanguarda com a Conferência sobre Migrações, Refúgio e Apatridia, que promove debates sociais fundamentais.

Vice-prefeito Nery Maria discursa na abertura de Conferência.

Nesta tarde de quarta-feira, o auditório da Cresol Sul, em Dois Vizinhos, recebe a 1ª Conferência Municipal de Imigrações, Refúgio e Apatridia, sob o tema “Pelo reconhecimento pleno da cidadania”, liderada pela Secretaria da Mulher, Idoso e Juventude.

Desta reunião preparatória, serão gerados documentos essenciais que comporão a 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR), agendada para o próximo mês de junho na UNILA (Universidade Federal de Integração Latino-Americana) em Foz do Iguaçu, com o tema “Cidadania em Movimento”. Coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a iniciativa tem como propósito mobilizar diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados em construir políticas públicas sobre migrações, refúgio e apatridia.

Distinguem-se imigrantes de refugiados: enquanto os primeiros continuam a receber proteção do seu governo e podem optar por retornar a qualquer momento, os refugiados não têm essa opção, devido a questões geopolíticas. Já os apátridas são indivíduos sem nacionalidade reconhecida por nenhum país.

Seis eixos temáticos compõem a conferência para facilitar a organização das discussões e a compilação de propostas que serão levadas à Foz do Iguaçu, sobre tópicos específicos: Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Enfrentamento a violações de direitos; Governança e participação social; Regularização migratória e documental; Interculturalidade e diversidades.

Silvana Lourdes Pellin, secretária da pasta, destaca que Dois Vizinhos lidera na região Sudoeste do Paraná ao sediar uma conferência sobre este tema. O município recebe centenas de migrantes anualmente, de diversas nacionalidades, que buscam um lugar ideal para viver e trabalhar, dada a indústria multilíngue local, que exporta para o mundo todo. Na cerimônia de abertura, o vice-prefeito Nery Maria representou o poder executivo municipal, com a presença também do prefeito Carlinhos Turatto em alguns momentos da conferência.