FAMÍLIAS CARENTES SÃO BENEFICIADAS PELO PROGRAMA ÁGUA SOLIDÁRIA EM DOIS VIZINHOS
quarta, 11 de maio de 2022

Secretaria de Assistência Social através dos CRAS estão oferecendo suporte as famílias na adesão ao programa.

O Governo Estadual oferece inúmeros programas sociais destinando as famílias carentes, um deles é o Programa Água Solidária da Sanepar.

Hoje somente no cadastro único há 3.600 famílias cadastradas, sendo que a sua maioria pode ser beneficiada com este programa.

Observando a pouca adesão existente neste programa, a Secretaria de Assistência Social através dos CRAS, estão oferecendo suporte as famílias para que estas ao chegarem até a Empresa já estejam com toda a documentação corretas para então a inclusão neste Programa do Governo Estadual.

O QUE É O PROGRAMA ÁGUA SOLIDÁRIA?

É uma ação solidária criada para as famílias de baixa renda, que reduz tarifas de água e de esgoto, podendo chegar em até 70% de desconto.

Hoje no Paraná, conforme dados coletados no site do Governo Estadual, são 224.460 famílias inscritas. Em Dois Vizinhos há apenas 207 famílias cadastradas, e a Assistência Social está realizando o trabalho de auxiliar as famílias no processo, fazendo com que ao chegar à empresa o procedimento seja mais rápido e com menos transtornos.

“As famílias que hoje são assistidas pela Assistência Social através dos CRAS, na sua maioria podem aderir a mais este programa no qual traz grandes benefícios sendo que o desconto é de extrema relevância. Nossa equipe está à disposição na ajuda, observado se a família se enquadra no programa oferecendo suporte na organização dos documentos necessários e ainda no preenchimento de uma ficha encaminhada pela equipe da Sanepar. Aqui nossos assistidos serão bem orientados, mas cada família que possui interesse em participar deve se dirigir a um dos CRAS e fazer a verificação junto a equipe, para então saber se está ou não enquadrada no programa”, destacou a Secretária da Assistência Social Cátia Bonin.

REQUISITOS NECESSÁRIOS:

Têm direito ao Água Solidária famílias com renda de até 2 salários mínimo, que moram em imóveis de até 70 metros quadrados e consomem até 2,5 mil litros de água por mês por pessoa.

As famílias inscritas no programa pagam tarifas mais baixas para os serviços de água e de esgoto. No consumo de até 5 mil litros de água, o valor cobrado é de R$ 11,53, enquanto na tarifa normal é de R$ 43,11. Para água e esgoto, a tarifa do Água Solidária é de R$ 17,30; a tarifa normal é de R$ 77,60 em todo o estado. O valor da tarifa no programa Água Solidária é definido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A ADESÃO:

- Conta mensal de água da Sanepar;

- IPTU atual do imóvel, documento de autorização da prefeitura ou de autoridade superior;

- RG, CPF ou certidão de nascimento para menores de 18 anos de cada morador;

- Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário.

A solicitação para se inscrever no programa pode ser feita pessoalmente, nas Centrais de Relacionamento da Sanepar ou nas visitas dos agentes contratados.

O cadastramento tem validade de 24 meses, podendo ser renovado por igual período mediante comprovação documental e atendimento aos critérios.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dois Vizinhos - Governo Estadual e Sanepar