PROJETO PILOTO DE CONTÊINER DE LIXO URBANO É APLICADO NO MUNICÍPIO
quinta, 26 de janeiro de 2023

Em primeiro momento foram distribuídos nas principais ruas do centro da cidade – PROJETO LIXO COM CAPRICHO.

Um ambiente com má gestão do lixo seja ele urbano ou rural, está propício a atrair insetos, animais e doenças. Desta forma, oferecer um contentor bem localizado permite que esses resíduos sejam bem armazenados até o momento em que é recolhido. É o que está sendo aplicado em Dois Vizinhos.

Através de vários estudos e visitas a municípios, os quais já fazem uso desse mecanismo, foi então lançado ainda junto ao AGROSHOW, um Projeto Piloto, denominado Lixo com Capricho, sendo este, uma ação da Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura com apoio dos Conselhos de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural.

Essa é mais uma das propostas apresentadas no plano de governo pelo Prefeito em exercício Carlinhos e que está sendo colocada em prática.

O projeto tem o objetivo de oferecer a população, em pontos estratégicos da cidade, a instalação de contêineres contribuindo assim com a limpeza urbana e evitando que a população deixe seu lixo acumulado até o dia em que o caminhão passe para recolher, ou seja, agora independente do dia estar com chuva ou não, pode ser descartado o lixo a hora que quiser, pois o contentor é fechado e, sobretudo evita a proliferação de insetos, o mal cheiro, além de dar um aspecto de higiene e de limpeza.

Em primeiro momento eles foram espalhados pelo centro da cidade, estimulando os empresários para que destinem, a partir de agora, o lixo nestes espaços apropriados, sendo um para lixo reciclável e outro para orgânico. A antigas lixeiras que estão instaladas nas calçadas aos poucos serão retiradas permanecendo assim apenas os Contêineres.

Na questão dos Bairros o projeto também será implantado de forma gradativa, conforme os objetivos irão sendo alcançados.

Para a instalação desses contêineres, foi preciso fazer uma análise, sendo avaliado vários pontos, ou seja, na calçada que não bloqueasse o acesso ao deslocamento dos pedestres, bem como os portadores de necessidades especiais, cegos, cadeirantes e idosos.

A empresa que realizará a coleta dos lixos orgânicos já está realizando, desde a instalação, o serviço bem como os lixos recicláveis também já estão sendo coletados pela Cooperativa de Catadores, ambos com recolhimento diário. Cabe destacar, que tanto a empresa quanto a cooperativa são as responsáveis pela coleta e destinação dos resíduos sólidos e orgânico do município.

A Administração Municipal pede ajuda de todos, pois os Contêineres devem sempre permanecerem fechados para que não ocorra o acumulo de água bem como não seja o ambiente impregnado pelos odores e proliferação de insetos.

Ajude a manter a nossa casa limpa e organizada, se observar que os containers estiverem abertos feche os mesmos, ou cobre de que quem não o fez. Seja você também um fiscalizador. Não deixe que ninguém estrague o que foi feito com maior carinho e ainda fazendo uso do seu dinheiro.

As lixeiras estão sendo no momento higienizadas, até então, pela equipe da Secretaria de Agricultura.

Nessa primeira etapa foram instalados 40 containers de 1000 litros, sendo 5 instalados no Parque de Exposições que servem de válvula de escape, e os demais no centro da cidade. As coletas estão sendo feitas diariamente, no período da manhã e da noite, fora do horário comercial.

Para o Secretário de Agricultura, Jose Carlos Ventura Junior, isso mostra o grande avanço que o município vem apresentando diariamente, tendo conquistado em 2022 o Título de Cidade Sustentável, e esse nova iniciativa traz uma revolução também na forma de coleta e destinação final do lixo, oferecendo um sistema inovador e moderno. Além disso, está sendo investindo em qualidade de vida e preservando assim a saúde dos duovizinhenses.

“Para que as coisas sejam melhoradas sempre temos que pensar no coletivo, desta forma, todos devem ter a consciência de que alguns esforços deverão ser feitos por todos. Sabemos que algumas vagas, sendo estas de carros e ou de motos, foram utilizadas para a implantação dos contêineres, então pedimos o auxílio da população pela compreensão, pois para se ter uma cidade mais limpa e sem lixos jogados pelas ruas, alguns esforços deverão ser feitos pensando sempre no coletivo e não no individual. Destaco ainda que poucas vagas foram utilizadas, sendo que na cidade á inúmeras outras disponíveis, e se todos fizeram uso corretamente delas, conforme lei de trânsito, sempre haverá vagas disponíveis na cidade”, finalizou o Secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social