SEMANA DE MOBILIZAÇÃO PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE
quinta, 18 de novembro de 2021


No período de 20 a 26 de novembro, a Secretaria de Saúde através do departamento de endemias, estarão realizando a Semana de Combate à Dengue e Dia D.

O ano epidemiológico inicia em setembro e vai até abril, pois nesse período há maior preocupação com a transmissão da doença, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos.

A dengue é causada por um arbovírus (vírus transmitidos por artrópodes) que se apresenta em quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Atualmente os quatro sorotipos circulam no Brasil intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente não atingidas ou alteração do sorotipo predominante. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes que também são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika.

Não existe tratamento específico para dengue. Os cuidados terapêuticos consistem em tratar os sintomas: combater a febre e, nos casos graves, realizar hidratação por via intravenosa. O atendimento rápido para a identificação dos sinais de alarme e o tratamento oportuno podem reduzir o número de óbitos, chegando a menos de 1% dos casos.

Atualmente, a principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária – e o estímulo à estruturação de políticas públicas efetivas para o saneamento básico e o uso racional de inseticidas.

A semana de combate à dengue tem como objetivo de reforçar sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d'água e recolher o lixo.

PROGRAMAÇÃO:

As ações ocorrerão nos dias 20/11/2021 AO DIA 26/11/2021;

 

20/11/2021- Abertura da semana do dia D com carreata com saída do parque de exposições as 9:00 horas da manhã até a praça Bier Haus:

A ação tem objetivo de chamar a atenção da população para o combate à dengue. “A Tenda da Dengue” ficará à disposição da população onde será distribuído materiais de orientação e os Agentes de endemias - ACE´s estarão à disposição da população para tirar suas dúvidas sobre o trabalho que é realizado no combate das endemias.

Na semana de 22/11/2021 e 26/11/2021 - 

Serão realizadas atividades juntamente com a secretaria de educação, NRE e UTFPR, e Agentes de Endemias (ACE´s), que através do programa SAÚDE NA ESCOLA, realizará atividade com as crianças e adolescentes em contação de histórias, teatro e paródia, também serão realizadas atividades práticas de laboratório com intuito de instigar as crianças e adolescentes a conhecer o trabalho do combate à dengue e o ciclo do mosquito.

Também será realizado ações junto a Associação Comercial “Limpe seu quintal”

O intuito é fomentar o assunto entre as empresas e seus trabalhadores para o combate a de dengue.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 1258