Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde realiza ações na campanha contra o suicídio em Dois Vizinhos
quinta, 29 de agosto de 2019


Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo a Campanha Setembro Amarelo, com várias ações no intuito de alertar a população acerca da importância da prevenção ao suicídio. Segundo a psicóloga do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Joana Magnabosco, a campanha “Sua vida vale mais”, abordará no setembro amarelo a importância do diálogo para a prevenção do suicídio. “Os casos de suicídios têm aumentado no mundo todo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos chegou a 5,6 por 100 mil habitantes no ano passado”, comentou.

Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção.

Para marcar a campanha, o Comitê Intersetorial de Saúde Mental de Dois Vizinhos, juntamente com CAPS e NASF, desenvolveram uma série de ações, entre elas:

- Plantão Psicológico: escuta/acolhida com psicólogos) -Data: 09/09,10/09, 12/09 e 13/09

-Programa de Rádio/Educadora com médico Psiquiatra Dr. Nelson: data: 10/09/19

-II Ciclo de Debates em SAÚDE Mental na Universidade (Parceria com UTFPR) data: 11/09/19

- Formação continuada/ capacitação com agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias(ACE) data: 27/09/19

Para o Secretário de Saúde, essas mobilizações são de extrema importância e podem salvar vidas. “É necessário criar um novo paradigma relacionado ao tema suicídio; conversar ainda é a melhor solução e, essa dinâmica do plantão da escuta e parceria com a Universidade, contribuirá de forma positiva para mostrar que assuntos como este tornam-se fundamentais quando falamos e ouvimos sobre a importância do viver”, reforçou Edson Spiassi.

Visitas: 11926