Preocupação constante com a saúde mental da população
“Janeiro Branco” é uma campanha dedicada à Saúde Mental. Psicólogas do Ambulatório de Saúde Mental de Dois Vizinhos estão orientando a nossa população.
Já conversamos com as Dras. Camila Montegutti e Joana Magnabosco, que nos prestaram ótimas informações e esclarecimentos profissionais. Hoje, veremos o que diz a Dra. Paloma Novais - Psicóloga, especialista em terapia cognitivo comportamental
- É muito importante o cuidado com a nossa saúde mental e o auto cuidado nesse processo, pois ambos estão interligados e impactam a qualidade de nossas vidas.
- O auto cuidado é caracterizado pelo conjunto de hábitos e condutas saudáveis adotados por uma pessoa, que visam o seu bem estar e saúde mental.
- Uma pessoa que tem auto cuidado se torna apta a cuidar do seu corpo, do seu emocional, da sua vida profissional, de suas finanças, dos seus relacionamentos e assim por diante.
- Os autos e baixos, principalmente neste tempo de pandemia em que estamos vivendo, mudam constantemente a rotina de trabalho, de circulação e criam outra pandemia – a da saúde mental. Isso piora no isolamento, onde e quando a tendência de termos pensamento negativos aumenta, sobretudo quando levamos em consideração o aumento sobre o número de casos de Covid.
- Para fugir dessa espiral que piora a saúde mental, é preciso um conjunto de ações, que envolve o cultivo do contato, mesmo que de forma virtual, com relações saudáveis, também estabelecendo limites tanto no trabalho quanto no dia a dia em casa, tendo uma boa alimentação e cultivando também pensamentos de qualidade.
- Infelizmente a maioria das pessoas só procura atendimento especializado em psicoterapia quando já desenvolveu algum tipo ou nível de transtorno mental, muitas vezes até sem saber que desenvolveram sintomas.
- Um dos princípios do cuidado preventivo é justamente a preocupação contínua em ter uma vida sadia e proveitosa. Com a psicoterapia é possível prevenir sintomas psicológicos e até doenças psicossomáticas.
- Não é preciso estar doente para procurar orientação. Ao contrário, o atendimento psicológico é um acompanhamento para ajudar a equalizar, a equilibrar os problemas do cotidiano e não deixar que o acúmulo deles prejudique a sua saúde mental.
- E você, tem praticado o auto cuidado.
A nossa próxima conversa será com a Dra. Andréia Belusso.