Janeiro Branco - Ambulatório de Saúde Mental orienta a população
quinta, 13 de janeiro de 2022

Preocupação constante com a saúde mental da população


“Janeiro Branco” é uma campanha dedicada à Saúde Mental. Psicólogas do Ambulatório de Saúde Mental de Dois Vizinhos estão orientando a nossa população.

Já conversamos com as Dras. Camila Montegutti e Joana Magnabosco, que nos prestaram ótimas informações e esclarecimentos profissionais.  Hoje, veremos o que diz a Dra. Paloma Novais - Psicóloga, especialista em terapia cognitivo comportamental

  1.  É muito importante o cuidado com a nossa saúde mental e o auto cuidado nesse processo, pois ambos estão interligados e impactam a qualidade de nossas vidas.

 

  1. O auto cuidado é caracterizado pelo conjunto de hábitos e condutas saudáveis adotados por uma pessoa, que visam o seu bem estar e saúde mental.

 

  1. Uma pessoa que tem auto cuidado se torna apta a cuidar do seu corpo, do seu emocional, da sua vida profissional, de suas finanças, dos seus relacionamentos e assim por diante.

 

  1. Os autos e baixos, principalmente neste tempo de pandemia em que estamos vivendo, mudam constantemente a rotina de trabalho, de circulação e criam outra pandemia – a da saúde mental. Isso piora no isolamento, onde e quando a tendência de termos pensamento negativos aumenta, sobretudo quando levamos em consideração o aumento sobre o número de casos de Covid.

 

  1. Para fugir dessa espiral que piora a saúde mental, é preciso um conjunto de ações, que envolve o cultivo do contato, mesmo que de forma virtual, com relações saudáveis, também estabelecendo limites tanto no trabalho quanto no dia a dia em casa, tendo uma boa alimentação e cultivando também pensamentos de qualidade.

 

  1. Infelizmente a maioria das pessoas só procura atendimento especializado em psicoterapia quando já desenvolveu algum tipo ou nível de transtorno mental, muitas vezes até sem saber que desenvolveram sintomas.

 

  1.  Um dos princípios do cuidado preventivo é justamente a preocupação contínua em ter uma vida sadia e proveitosa. Com a psicoterapia é possível prevenir sintomas psicológicos e até doenças psicossomáticas.

 

  1. Não é preciso estar doente para procurar orientação. Ao contrário, o atendimento psicológico é um acompanhamento para ajudar a equalizar, a equilibrar os problemas do cotidiano e não deixar que o acúmulo deles prejudique a sua saúde mental.

 

  1. E você, tem praticado o auto cuidado.

A nossa próxima conversa será com a Dra.  Andréia Belusso.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Visitas: 4361