RETROSPECTIVA DOIS VIZINHOS 2023 – MÊS DE SETEMBRO
terça, 02 de janeiro de 2024

Setembro de superação, inovação e comprometimento.

RETROSPECTIVA DOIS VIZINHOS 2023 – MÊS DE SETEMBRO

Foi um mês de superação, inovação e comprometimento em Dois Vizinhos, demonstrando a força e a união da comunidade em meio aos desafios da administração municipal.

Confira os principais destaques deste mês:

1. Abertura da Semana da Pátria 2023: Dois Vizinhos celebrou a abertura oficial da Semana da Pátria 2023 em um ato solene, lembrando os 201 anos da Independência do Brasil. A cerimônia ocorreu em frente ao prédio administrativo da Prefeitura.
    2. Atendimento a moradores e comerciantes na Travessa Juvêncio Piana: A Administração Municipal atendeu moradores e comerciantes da Travessa Juvêncio Piana, buscando soluções para os problemas recorrentes na via, resultado de diálogos e debates entre a comunidade e a administração.
    3. Abertura dos Jogos Abertos do Paraná: O Ginásio de Esportes Teodorico Guimarães foi palco da abertura dos Jogos Abertos do Paraná Fase Macrorregional, reunindo 28 municípios e mais de 800 participantes entre atletas e membros de comissões técnicas.
    4. Investimentos em Escolas Municipais: Escolas municipais receberam atenção especial da Administração Municipal, refletindo na qualidade da educação. Destaque para a Escola Municipal 28 de Novembro, que passou por reformas significativas, ampliando sua capacidade de atendimento.
    5. Reforço na segurança com Patrulha Escolar Comunitária: A segurança em Dois Vizinhos foi reforçada com a atuação da Patrulha Escolar Comunitária, demonstrando o compromisso com a proteção dos espaços educacionais.
    6. Medidas para contenção de despesas: A Prefeitura adotou medidas para conter despesas, como a alteração no horário de funcionamento das repartições públicas. O turno único de expediente visa reduzir gastos não essenciais.
    7. Formação para profissionais de Saúde: Dois Vizinhos sediou uma formação destinada a enfermeiros e técnicos que atuam com vacinas e epidemiologia nos municípios das 7ª e 8ª Regional de Saúde.
    8. Investimento da Sanepar na estação de tratamento: A Sanepar anunciou um investimento significativo, mais de 3 milhões e meio, na Estação de Tratamento de Dois Vizinhos, contribuindo para a melhoria do sistema de abastecimento de água.
    9. Participação nos Jogos da Juventude Nacional: A equipe do Paraná, sob o comando do técnico Luiz Fernando Viaro, servidor de Dois Vizinhos, alcançou a final dos Jogos da Juventude Nacional, destacando-se no cenário esportivo.
    10. Índice de desempenho municipal no topo da Região e do Estado: Dois Vizinhos alcançou o 1º lugar com o maior Índice de Desempenho Municipal do Sudoeste e o 5º no estado, conforme dados do IPARDES, demonstrando eficiência na gestão municipal.
    11. Ampliação da Secretaria de Saúde: A Secretaria de Saúde passou por uma ampliação significativa, com a disponibilização de 5 novos consultórios no Centro de Especialidades Médicas (CIEM), visando melhor atendimento à população.
    12. Plantio de árvores nas calçadas: Em alusão ao Dia da Árvore e ao início da primavera, a Secretaria de Agricultura, CMMA e CMDRMA iniciaram o plantio de 60 mudas de árvores em diversos pontos da cidade, promovendo a conscientização ambiental.
    13. Jornada Próspera MEI – Estímulo ao crescimento dos negócios: Foi lançada a "Jornada Próspera MEI", um evento para impulsionar o desenvolvimento dos Microempreendedores Individuais, fornecendo recursos e informações essenciais para o crescimento de seus negócios.
    14. 2ª edição do descarte de lixo eletrônico: A Secretaria de Agricultura promoveu a 2ª edição para o descarte de lixo eletrônico em 2023, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis.
    15. Construção da nova dede da Casa da Paz: Uma nova sede para a Casa da Paz está sendo construída, representando um investimento significativo que contribuirá para a continuidade e expansão dos serviços oferecidos.
    16. Liberação de recursos para Atenção Primária à Saúde: A Secretaria de Saúde recebeu mais de R$ 700 mil da SESA, destinados à Atenção Primária em Saúde, contemplando a aquisição de mobiliário, kits odontológicos e veículos.
    17. Projeto "Saúde na Horta" em parceria com a UTFPR: O projeto "Saúde na Horta" foi iniciado, envolvendo a plantação de ervas medicinais com a colaboração de acadêmicos do Grupo PET Agricultura Familiar da UTFPR.
    18. Entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural: A entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural foi concluída, cumprindo prazos e regularizando a situação dos contribuintes.
    19. Perfuração de poços artesianos: Oito novos poços artesianos foram perfurados, levando água potável a diversas comunidades rurais, transformando a realidade dessas localidades.
    20. Reunião entre prefeito e comandante da Polícia: O prefeito Carlinhos Turatto reuniu-se com o Coronel Garcez, Comandante da Polícia Regional do Paraná, discutindo assuntos relacionados à segurança pública em Dois Vizinhos.
    21. Mobilização em Brasília para solucionar crise financeira: Uma nova mobilização em busca de soluções para a grave crise financeira dos municípios foi realizada em Brasília, evidenciando a importância do diálogo e cooperação entre as esferas governamentais.