COLETA DE LIXO RECICLÁVEL NO INTERIOR
terça, 16 de novembro de 2021

A coleta é feita somente nas segundas-feiras. Confira o cronograma para as últimas coletas que serão realizadas neste ano de 2021.

Com o objetivo de proteger o meio ambiente e destinar corretamente o descarte do lixo sólido reciclável no interior, a Administração Municipal de Dois Vizinhos, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, CMMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente e CMDRMA – Conselho de Desenvolvimento Rural, informa o roteiro da coleta de lixo reciclável no interior, que acontecerão neste resto do mês de novembro e no mês de dezembro de 2021.

A Secretaria pede para que as comunidades embalem e encaminhem o lixo reciclável para coleta conforme pontos, dias e roteiro predefinidos para o recolhimento deste material na área rural do Município de Dois Vizinhos.

As coletas serão feitas somente nas segundas-feiras pela Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclável José Pedra Alves de Dois Vizinhos (CJPA-DV). Caso no dia pré-definido chova, o recolhimento passa a ser no dia sequente.

Todo o lixo deve ser destinado corretamente, o lixo orgânico (que apodrece) pode ser incorporado no solo, o lixo de embalagem de agrotóxico deve ser guardado em locais apropriados até a coleta programada, que acontece uma vez por ano (na área rural) já o lixo reciclável como plástico, vidro, alumínio, ferro, papel, papelão entre outros, devem ser encaminhados para a coleta e reciclagem, ou seja, voltar como matéria prima na cadeia produtiva. Para evitar acidentes com os coletores do lixo, é de extrema importância que materiais de vidros como garrafas, vidro de conserva e cacos de vidro sejam embalados em jornal e colocados em caixas de papelão para serem recolhidos.

O armazenamento do lixo deve ser em sacos ou caixas de papelão de no máximo 20kg cada, para facilitar o carregamento, e deve ser disponibilizado em um único ponto em cada comunidade (pátio da igreja, pavilhão, escola entre outros), um dia antes da data programada para a coleta. Caso chover, a coleta fica para data seguinte.

Segue abaixo o cronograma:

• 22 de novembro – Boa Vista do Chopin (Pátio da igreja, entrada Jocemar Carlon, encruzilhada Grando), Linha Marília, Nossa Senhora do Amparo, Linha dos Alemães;

• 29 de novembro – Conrado (pátio pavilhão, encruzilhada Pastro), São Pedro dos Poloneses, Benete, Flor da Serra, Carlos Gomes (antiga escola), Jacutinga;

• 06 de dezembro – São Luiz, Santa Terezinha, Volta Grande, Ibiaçá, Erveira (Adilo Zago);

• 13 de dezembro – São Pedro do Bandeira, São Francisco do Bandeira, Piracema, Linha Castanha (em frente Fábrica de Açúcar Mascavo);

• 20 de dezembro – Vila Rural Canarinho, São Bráz, São Miguel do Canoas, São José do Canoas, Canoas;

• 27 de dezembro – Mazurana, Santo Antônio, Santa Cruz e São Cristóvão.

Informações e orientações técnicas poderão ser buscadas na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, localizada na Avenida Salgado Filho, 161, Centro Sul ou através do telefone: (46) 3536-5847.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 1914