MUNICÍPIO PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE A EFETIVAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO PARANÁ
segunda, 01 de agosto de 2022

Evento organizado pelo Grupo R-20, no dia 28 de julho, no auditório da PUC em Londrina.


Aconteceu na última semana, dia 28 de julho, no auditório da PUC em Londrina, a segunda reunião do Grupo R-20 do ano de 2022, a qual foi realizada em conjunto com o Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos e teve a participação de 134 representantes de 69 municípios de todas as regiões do Paraná.

O município de Dois Vizinhos foi representado pelo Geógrafo e técnico em Agropecuária Clair Antonelo, CREA-PR 28.762/D, especialista ambiental, mestrando em Auditoria ambiental e membro titular do R-20.

O debate desse encontro foi sobre a efetivação da logística reversa dos resíduos sólidos no Paraná.

 

Conforme o Secretário Executivo do R-20, Sr. Marcos Chaves, estes encontros periódicos entre os municípios são fundamentais para o alinhamento das ações voltadas às questões ambientais, em especial à prática das políticas públicas para gestão de resíduos sólidos e logística reversa.

O Grupo R-20 foi formado em 2012, e foca no fortalecimento das ações em âmbito local e para a interlocução entre os diferentes entes envolvidos no ciclo de geração e descarte dos resíduos ambientalmente correto. Outro aspecto importante do Grupo é o chamamento das indústrias para apresentarem suas propostas de logística reversa dos mais diferentes tipos de resíduos. Essa cobrança tem amparo na Lei 12.305/2010 que institui a responsabilidade compartilhada sobre a destinação dos produtos pós-consumo, porém, o que vem acontecendo é que os municípios têm ficado com o ônus da destinação da maioria dos resíduos.

Para a Administração Municipal, através do Prefeito Carlinhos Turatto do Secretario da Pasta da Agricultura, José Carlos Ventura Junior e do Técnico o qual participou do evento, Cair Antonelo, o encontro demonstra iniciativas na busca de resultados com as experiências das diferentes cidades do Paraná e do Brasil. O Município através dos setores responsáveis, está sempre em busca das melhores ações e prevenções focando no melhor para o meio ambiente, para os munícipes, enfim, para a sociedade em geral.

Confira os temas abordados no encontro:

 

  • Palestra do Presidente do Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Secretário de Meio Ambiente do Guarujá - SP, Sr. Sidnei Aranha, o qual discorreu sobre as implicações para os municípios da publicação do Decreto nº 11.044/2022 que institui o Certificado de Crédito de Reciclagem (RECICLA+).

  • Na sequência, os presentes na reunião puderam conhecer o projeto desenvolvido pela Professora Tatiane Dal Bosco da UTFPR de Londrina sobre o método de compostagem como alternativa para tratamento dos resíduos orgânicos domiciliares. Além de demonstrar tecnicamente a forma adequada desse tipo de tratamento, a professora apresentou as diversas formas que podem ser adotadas pelos municípios, seja ela de forma caseira com baldes até grandes pátios de compostagem com leiras mecanicamente revolvidas.

  • No quesito de novas tecnologias, a empresa ERT apresentou a tecnologia do Bioplástico fabricado com matéria-prima 100% vegetal e que pode ser compostado.

  • Em relação à Resíduos de Construção Civil, a empresa FUTURE fez uma apresentação sobre a possibilidade de implantação de usinas compactas para a reciclagem de RCC pelos municípios.

  • A representante do R20 do município de Maringá fez uma explanação esclarecedora sobre a legislação em relação à Contratação das Cooperativas e Associações de Catadores e como Maringá está atuando em relação à essa temática, servindo de exemplo para outros municípios que ainda não contrataram os catadores.

  • A última parte da reunião contou com uma mesa redonda de logística reversa com representantes da indústria de baterias chumbo-ácido (Instituto IBER), da cadeia do poliestireno expandido (isopor e Santa Luzia) além da participação de um professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresentando uma solução para resíduos têxteis em desenvolvimento e da representante do R20 de Londrina, Mariza Pissinati, atuando como mediadora.

  • Após as apresentações, os representantes puderam questionar os palestrantes em relação às tecnologias apresentadas e a aplicabilidade das propostas.

  • Ao final do dia, o Secretário Executivo repassou os conteúdos debatidos e fez os encaminhamentos e deliberações. Marcos Chaves ressaltou a campanha promovida pelo R20 denominada de RECICLA EPS PARANÁ, a qual tem por objetivo fazer a reciclagem desse tipo de resíduo que atualmente a maior parte vai para os aterros sanitários.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Grupo R-20
Visitas: 1309