ANÚNCIO OFICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE DOIS VIZINHOS
segunda, 26 de setembro de 2022


A secretaria de saúde de Dois Vizinhos comunica que com a chegada do calor, chega junto a grande preocupação, pois essa estação é conhecida também pela intensa propagação de vírus responsáveis por causar doenças como dengue, Zika e Chikungunya. A combinação entre altas temperaturas e chuvas favorece o aumento da população do mosquito Aedes Aegypti, pois os ovos colocados há semanas ou meses em contato com a água das chuvas podem eclodir e com isso dar origem a milhares de novos mosquitos, outro fator é que com a chuva, aumenta também a oferta de criadouros. A orientação é que “todos os recipientes que acumulem água sejam eliminados, vedados, protegidos da chuva ou então devidamente tratados. Dar uma atenção em especial a calhas de chuva, piscinas, cisternas, bandejas de ar condicionado, e em especial realizar descarte de lixos em local próprio”.

O último levantamento de infestação do mosquito transmissor da dengue realizado na segunda semana de setembro em nosso nosso município foi de 1,2%, estando acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é inferior a 1%.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, e isso só é possível eliminando os possíveis criadouros. Essa tarefa diária cabe a todos, sendo assim, pedimos a colaboração da população nesse trabalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Visitas: 2922