Campanha Nacional de Atualização Vacinação Contra o Sarampo Inicia Segunda Etapa no Dia 18.
Campanha Nacional de Atualização Vacinação Contra o Sarampo Inicia Segunda Etapa no Dia 18.

Em 2019, o governo decidiu dividir a ação em duas fases. Cada uma é focada em um público diferente que estaria mais suscetível à infecção por sarampo, a primeira etapa encerrou em 25 de outubro, de Grasieli Richetti da Silva, enfermeira do setor de epidemiologia da secretaria municipal de saúde a meta de cobertura vacinal no município foi superada, fechando em 104,27%.

De 18 a 30 de novembro inicia a segunda etapa destinado aos jovens de 20 a 29 anos, para esse grupo o Dia D acontecerá em 30 de novembro, na unidade central de saúde.

Como dá para perceber, há um intervalo entre uma fase e outra. Mas é importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetra viral (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos, basta procurar uma unidade de Saúde munido de cartão do SU e caderneta de vacinação.

“Pessoas nesta faixa etária devem ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Caso não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteirinha de vacinação, a recomendação é que vá até uma sala de vacina”, esclarece a enfermeira, Grasieli Richetti da Silva.

O sarampo é uma doença prevênível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Visitas: 2407
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao