Composição renovada e representatividade ampliada marcam início de uma fase mais participativa e propositiva nas políticas públicas para as mulheres

Na manhã dessa quinta-feira, 10 de julho, o Conselho Municipal da Mulher de Dois Vizinhos viveu um momento decisivo com a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2025–2027. A reunião foi realizada na sede da Secretaria da Mulher, Idoso, Juventude e Imigrante e marcou o início de uma nova etapa para o colegiado, reformulado recentemente após alterações na Lei Municipal nº 2526/2021, que ampliou a participação da sociedade civil e agregou novos segmentos à sua composição.
A presidência do Conselho passa a ser ocupada pela advogada Dra. Aline Marchi, que também preside a Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/Subseção de Dois Vizinhos. Já a vice-presidência ficou com Maria Marizete Ferreira da Silva, representante da Secretaria da Mulher, enquanto Daniela Pissaia Vieira assumirá como secretária executiva.
O encontro também foi marcado por importantes encaminhamentos. Foram discutidos o novo Regimento Interno do Conselho, a apresentação do balanço da primeira edição do projeto Renascer Feminino, iniciativa voltada ao acolhimento e fortalecimento emocional de mulheres, e o planejamento da tradicional Caminhada Contra a Violência, que será realizada no próximo dia 22 de julho.
O clima entre as conselheiras foi de entusiasmo e proatividade. Diversas ideias foram apresentadas para dar continuidade a políticas públicas mais efetivas, com ênfase na inclusão de todas as mulheres, independentemente de faixa etária, condição social ou origem. A nova composição do Conselho reforça o compromisso com a escuta ativa e a representatividade, fortalecendo o protagonismo feminino nas decisões que impactam diretamente a sociedade duovizinhense.
Para a secretária da pasta, Maria de Lourdes Claro da Silva, a nova fase é promissora: “Hoje damos início a um novo capítulo na história do nosso Conselho Municipal da Mulher. Ter mulheres engajadas, com representatividade real, é essencial para avançarmos nas políticas públicas com mais escuta, mais acolhimento e mais ações. Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher seja deixada para trás”.
Com esse novo fôlego, o Conselho da Mulher assume a missão de ser um canal ativo e transformador, comprometido com a luta por igualdade de direitos e oportunidades, fortalecendo ainda mais o papel da mulher na vida pública, social e política de Dois Vizinhos.